Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Suzane von Richthofen

Datena se irrita com a saída Suzane von Richthofen: 'Lamentável'

Condenada por arquitetar o assassinato dos pais, Suzane von Richthofen cumprirá a pena em regime aberto

Redação Publicado em 12/01/2023, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O apresentador Datena (à esqu.) e Suzane (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Youtube
O apresentador Datena (à esqu.) e Suzane (à dir.) - Reprodução/Vídeo/Youtube

20 anos após o crime que chocou o Brasil e ainda intriga gerações, Suzane von Richthofen recebeu progressão através da justiça e cumprirá a pena em regime aberto. Em 2002, Suzane encarou a condenação de 39 anos e seis meses de prisão por arquitetar o assassinato dos próprios pais.

A novidade, no entanto, acabou enfurecendo muitas pessoas que acompanharam o caso de dimensão nacional. O apresentador Datena, do 'Brasil Urgente', criticou a progressão da pena de Suzane na última quarta-feira, 11. Para ele, é um 'péssimo exemplo'.

"Agora não volta mais! Ela está livre, leve e solta como qualquer um de nós, uma mulher que mandou matar a mãe e o pai. Isso é lamentável. É um péssimo exemplo para a sociedade, um exemplo muito ruim mesmo", afirmou o jornalista.

Na visão de Datena, Suzane não deveria contar com esse direito, afinal, a sua condenação se deu por um crime hediondo. "Antigamente esse tipo de crime não tinha progressão de pena. O sujeito ficava todo o tempo na cadeia. Tomou 40 anos, fica 40 anos na prisão. Não pagava metade e saía toda hora que queria não", continuou ele.

Ele também acredita que isso pode 'influenciar' outras pessoas, conforme repercutido pelo portal AnaMaria. "Isso estimula o crime ao invés de, na realidade, você usar a pena pra mostrar à sociedade que ninguém deve cometer crimes, desde os tipos comuns, até hediondos, desde roubalheira do dinheiro público do país, até assassinatos que tem por aí".

Datena também disse que "As pessoas deviam cumprir pena. A pena é pra isso: Mostrar que, se você é ruim pra sociedade, você vai pagar com cadeia."

Regime aberto

Segundo o que foi divulgado pelo Tribunal de Justiça, o caso que envolve a progressão da pena corre sob segredo de Justiça. A progressão da pena de Suzane ocorre devido ao fato da detenta ter cumprido os requisitos estabelecidos através da Lei de Execução Penal.