Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vikings

Dentes mostram que vikings cuidavam de cárie e infecções

Um novo estudo, realizado pelo Instituto de Odontologia da Universidade de Gotemburgo, apontou que vikings tratavam cáries e infecções

Redação Publicado em 16/12/2023, às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crânio e dentes vikings analisados pelo estudo - Reprodução/Universidade de Gotemburgo/Carolina Bertilsson
Crânio e dentes vikings analisados pelo estudo - Reprodução/Universidade de Gotemburgo/Carolina Bertilsson

Na última quarta-feira, 13, um estudo publicado na revista PLOS ONE apresentou evidências de que os vikings de Varnhem, na Suécia, se preocupavam a saúde dentária, chegando a tratar cáries e outras infecções bucais. A pesquisa foi conduzida pelo Instituto de Odontologia da Universidade de Gotemburgo. 

Para chegar a esta conclusão, 3.293 dentes de 171 pessoas que viveram na província histórica de Västergötland, durante a Era Viking, foram analisados. Neste local, é possível encontrar tumbas com esqueletos e dentes preservados ao longo dos séculos, como os encontrados nesta escavação. 

Havia vários sinais de que os Vikings haviam modificado seus dentes, incluindo evidências de uso de palitos de dente, limagem dos dentes da frente e até mesmo tratamento dentário de dentes com infecções", explicou Carolina Bertilsson, dentista e pesquisadora associada ao estudo.

Conforme repercutido pelo site da revista Galileu, 49% da população viking possuía uma ou mais cáries. Somente entre os adultos, 13% apresentavam cáries presente nas raízes dos dentes e haviam perdido 6% deles ao longo da vida. O risco de perdas e lesões, que aumentava com a idade, não foi registrado em crianças graças aos dentes de leite. 

Ida ao dentista

A análise, feita com o auxílio de exames odontológicos padrão e exames de raio-x, explicou que a descoberta de dentes molares com buracos lixados até a polpa indicam que o procedimento foi realizado para minimizar as dores causadas por infecções. 

É muito empolgante ver isso, e não é muito diferente dos tratamentos odontológicos que realizamos hoje, quando perfuramos dentes infectados. Os vikings parecem ter conhecimento sobre dentes, mas não sabemos se eles mesmos faziam esses procedimentos ou se tinham ajuda.", disse Carolina Bertilsson

Para a pesquisadora e dentista, este estudo atesta a importância do cuidado dentário na cultura viking, além de sugerir que a odontologia era mais sofisticada do que se esperava para aquele período.