Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vikings

Vikings da Suécia sofriam com cáries dentárias, aponta estudo

Novo estudo revela que antigos vikings não só lidavam com cáries ao longo de suas vidas, como também com dolorosas tentativas de tratamento; entenda!

Redação Publicado em 14/12/2023, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crânio de viking sueco que sofria com cáries - Divulgação/Carolina Bertilsson
Crânio de viking sueco que sofria com cáries - Divulgação/Carolina Bertilsson

Em 2005, escavações em Varnhem, na Suécia, revelaram restos de uma antiga igreja cristã, localizada próxima a um cemitério com milhares de sepulturas vikings dos séculos 10 a 12.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo realizaram exames clínicos e radiográficos na dentição de alguns destes indivíduos, e puderam constatar que eles sofriam grandemente com um problema dental bastante comum até hoje: cáries.

Publicado no dia 13 de dezembro na revista PLOS ONE, o estudo analisou mais de 2.300 dentes de 171 indivíduos, de acordo com o site Phys.org. Dos adultos, mais de 60% apresentava sinais de cárie dentária, ao passo que nenhum dos jovens tinha. Além disso, também foram notadas outras patologias, como infecção dentária, e indícios de perda de dentes ainda antes da morte.

+ De tesouros a enterro curioso: 5 descobertas impressionantes sobre vikings

Ainda conforme descreve o estudo, grande parte dos indivíduos tinha cáries graves, capazes de provocar até mesmo dores de dente. Alguns casos, porém, continham desgastes propositais nos dentes, provavelmente para diminuir as dores.

Imagens de alguns dentes dos vikings suecos / Crédito: Divulgação/Carolina Bertilsson

Vale mencionar que a prevalência de cáries nos vikings não surpreende, sendo comum em outras populações da Europa do mesmo período. 

Perda de dentes

Apesar de parecer contraditório, a prevalência de cáries tende a diminuir conforme a idade dos adultos, nesta população. Isso porque, na verdade, os indivíduos mais velhos possuem um aumento em sua perda dentária, ou seja, os dentes mais cariados geralmente não eram presentes, tendo sido removidos ou perdidos naturalmente.

Em uma população viking sueca, cerca de metade dos indivíduos sofria de cárie dentária. Os vikings realizavam tanto lixamento, colheita de dentes quanto outros tratamentos dentários, incluindo tentativas de tratar infecções dentárias", descrevem, por fim, os autores do estudo.