Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Deputada estadual mais jovem do país não poderá tomar posse até aniversário

Eleita por Minas Gerais, Chiara Biondini recebeu mais de 34 mil votos e fez campanha em meio a aulas na faculdade

Redação Publicado em 06/10/2022, às 18h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato da candidata Chiara Biondini - Divulgação / Instagram / chiarabiondinit
Retrato da candidata Chiara Biondini - Divulgação / Instagram / chiarabiondinit

Um fenômeno político emerge em Minas Gerais. Por lá, a mineira Chiara Biondini (PP), filha do cantor gospel e deputado federal Eros Biondini, se elegeu como deputada estadual, totalizando mais de 34 mil votos. Contudo, a jovem tem apenas 20 anos de idade, estando impossibilitada de ocupar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia da posse geral.

 A idade mínima para assumir o cargo permitirá que Chiara só tenha sua posse no dia 22 de fevereiro, quando completará 21 anos. A medida é válida devido a uma regra da ALMG que permite que a posse de um candidato eleita seja tomada até 30 dias após a cerimônia oficial, em caso de empecilhos jurídicos, legais ou de saúde. B

Baseado nisso, a equipe de defesa da garota apresentou a justificativa ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que aceitou. Em entrevista ao portal de notícias G1, ela acrescentou que chegou a coordenar sua campanha em meio a aulas na faculdade, quando estudava na Unicamp. Em 2023, tendo de se transferir para a capital mineira de Belo Horizonte, deve pedir transferência para alguma instituição local.

Perfil de Chiara

Vinda de família que constituiu a fama por trabalhos em igrejas, a jovem se define como uma defensora dos ideais bíblicos, manifestando ser contra as drogas e o aborto. Em publicação recente, chegou a manifestar apoio ao postar uma foto com o presidente e candidado a reeleição Jair Bolsonaro.