Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estudo relata relação entre diferenças de altura e estresse durante o Neolítico

Um novo estudo sugere que genética não é o único fator que influenciava na altura dos humanos primitivos do passado; entenda!

Redação Publicado em 12/12/2023, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de humanos primitivos - Divulgação/ Wikimedia Commons/ Prototyperspective
Imagem ilustrativa de humanos primitivos - Divulgação/ Wikimedia Commons/ Prototyperspective

Um estudo recente publicado no periódico científico "Nature Human Behaviour" concluiu que as diferenças de altura entre homens e mulheres que viveram na porção norte da Europa durante o Período Neolítico podem ter sido influenciadas pelo estresse vivido por cada sexo. 

Conforme repercutido pelo Phys.org, os DNAs de 1.535 indivíduos a época foram analisados pela pesquisa a fim de entender que fatores contribuíram para as suas variações de estatura. 

O que os cientistas descobriram é que havia homens e mulheres que, embora possuíssem a mesma dieta e a mesma disposição genética neste sentido, possuíam alturas diferentes — com as mulheres sendo mais baixas. 

A teoria levantada pelo estudo, assim, é que os causadores ambientais e culturais de estresse vividos por cada sexo podem ter sido um fator determinante para essa diferença em fisionomia

Limitações 

É preciso enfatizar, porém, que o artigo científico também reconhece suas próprias limitações: não é possível fazer especulações com tanta certeza sem que existam mais dados arqueológicos corroborando essa teoria.