Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Zoológico

México: Diretor de zoológico é acusado de cozinhar cabras

Homem teria servido os animais durante ceia de Natal

Ingredi Brunato Publicado em 02/02/2023, às 07h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de cabra pigmeu - Divulgação/ Freepik/ wirestock
Fotografia de cabra pigmeu - Divulgação/ Freepik/ wirestock

Rubén Nava,o ex-chefe de um zoológico localizado na cidade mexicana de Chilpancingo, está na mira das autoridades do país após uma investigação criminal descobrir que vários animais teriam desaparecido sob sua administração. 

O homem havia sido demitido do cargo no último mês de janeiro após a morte de um cervo ser reportada. Ao se aprofundarem no histórico do estabelecimento, todavia, policiais encontraram registros de vários espécimes sendo perdidos, como veados, bois, uma zebra e quatro cabras pigmeu. 

Essas últimas teriam sido supostamente cozinhadas por Nava e servidas durante sua ceia de Natal, conforme informações repercutidas pelo The Guardian, o que inclusive teria comprometido a segurança das pessoas que participaram do jantar. 

Esses quatro animais [foram] abatidos e cozidos nas dependências do zoológico, e foram servidos como alimento na festa de fim de ano. Isso colocava em risco a saúde das pessoas que os comiam, porque esses animais não eram próprios para consumo humano", afirmou Fernando Ruiz Gutierrez, funcionário do departamento de proteção ao meio ambiente da região, ainda segundo o veículo. 

Vendas

Já os outros animais desaparecidos dos recintos do estabelecimento teriam sido vendidos a compradores particulares.

O México, vale mencionar, lida há anos com o problema dos colecionadores ilegais de animais silvestres. A prática acaba oferecendo perigo tanto ao bem-estar dessas espécies, que podem não ser mantidas em um local que possui infraestrutura para abrigá-las, quanto para as pessoas que vivem nas proximidades desses lugares, já que podem ocorrer ataques de predadores que escaparam de suas jaulas.