Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Do tamanho de Júpiter: Astrônomos descobrem 'planeta proibido'

O planeta de tamanho semelhante ao de Júpiter orbita uma estrela anã vermelha com 40% do tamanho do nosso Sol

Redação Publicado em 24/02/2023, às 16h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação artística do grande planeta gasoso, em primeiro plano, e da estrela TOI-5205 - Divulgação/Katherine Cain/Carnegie Institution for Science
Representação artística do grande planeta gasoso, em primeiro plano, e da estrela TOI-5205 - Divulgação/Katherine Cain/Carnegie Institution for Science

Um exoplaneta (planeta que existe fora do nosso sistema solar) gasoso gigante foi encontrado orbitando uma estrela pequena chamada TOI-5205, que se encontra a cerca de 280 anos-luz da Terra. O corpo celeste foi descoberto por pesquisadores que usaram o Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou TESS, um satélite da NASA que serve especialmente para encontrar exoplanetas.

O planeta encontrado, denominado TOI 5205b, tem aproximadamente o tamanho de Júpiter, maior astro do sistema solar. Isso impressionou os astrônomos, visto que ele orbita uma estrela com menos da metade do tamanho do Sol. De acordo com a CNN, essas características curiosas levaram os cientistas a apelidá-lo de “planeta proibido”.

A estrela anã vermelha orbitada pelo “planeta proibido” se chama TOI-5205 e tem cerca de 40% do tamanho e da massa do Sol. Enquanto a estrela que orbitamos tem temperatura média de 5.527°C, a TOI-5205 tem uma média menor, de 3.127 graus Celsius.

‘Planeta proibido’

O TESS já encontrou milhares de planetas em potencial. O satélite, que foi lançado em 2018, analisa a luz das estrelas mais próximas e brilhantes procurando por quedas na luminosidade. Esses movimentos decrescentes na luz emitida pelas estrelas sugerem que elas são orbitadas por planetas.

Estrelas anãs como a que tem o “planeta proibido” na órbita estão entre as mais comuns do universo, com uma propensão maior a ter planetas em órbita. Apesar dessa descoberta sobre as estrelas anãs, os astrônomos não imaginavam que astros tão grandes como o TOI 5205b poderiam orbitar estrelas como a TOI-5205, que só é cerca de quatro vezes maior do que o exoplaneta.

Para entender melhor, os astrônomos compararam o exoplaneta e a estrela anã a uma ervilha girando em torno de uma laranja, enquanto a situação entre Júpiter e o Sol se assemelha mais a uma ervilha rodeando um melão. O estudo que mostrou essas descobertas foi publicado na terça-feira, 21, no The Astronomic Journal.