Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Holocausto

Documentário analisa como os Estados Unidos responderam ao genocídio nazista

'Os Estados Unidos e o Holocausto' analisa como os americanos responderam a uma das piores catástrofes do mundo

Redação Publicado em 27/04/2023, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Os Estados Unidos e o Holocausto' - Divulgação
Imagem promocional de 'Os Estados Unidos e o Holocausto' - Divulgação

Neste mês estreia na DGO, plataforma que une o melhor da TV ao vivo e do streaming, a série documental Os Estados Unidos e o Holocausto, que, com um olhar completamente novo, relata uma das histórias mais tristes da humanidade do século XX, traçando o sentimento americano e as ações políticas desde o período que precedeu o Holocausto até o final da Segunda Guerra Mundial, deixando claro os horrores do genocídio nazista.

De Ken Burns, Lynn Novick e Sarah Botstein, a trama analisa, em seis episódios, como esse acontecimento nebuloso impactou a sociedade e a democracia nos Estados Unidos e traz à tona o que os norte-americanos deveriam ter feito enquanto ocorria uma das maiores catástrofes mundiais.

A cereja do bolo fica por conta de imagens incluídas no capítulo final, da insurreição de 6 de janeiro de 2021, do comício Unite the Right, de 2017, em Charlottesville, Vírgínia, e do manifesto racista de Dylann Roof, o atirador da igreja de Charleston, Carolina do Sul, em 2015, que fazem uma analogia reflexiva entre o passado e o presente.

O primeiro episódio relata o momento em que os Estados Unidos aprovam leis para restringir a imigração após décadas de fronteiras abertas. Enquanto isso, na Alemanha, Hitler encontra apoio para sua retórica antissemita, dando o pontapé para a perseguição nazista de judeus, desencadeando muitas fugas para países vizinhos ou a América. Preocupados com a crescente crise de refugiados, Franklin Delano Roosevelt, mais conhecido como FDR, e outros líderes mundiais não conseguem coordenar a bagunça generalizada.

Já o enredo do segundo episódio se passa no período de 1938 a 1942 e mostra o desespero dos judeus para escapar das “mãos sangrentas” de Hitler. Além disso, a desaprovação dos americanos da brutalidade nazista e o início do Holocausto, ato mais temido pelos judeus, que começa a acontecer em segredo quando os nazistas invadem a União Soviética.

Produzida pela PBS, no terceiro episódio da série documental os primeiros relatos de assassinatos nazistas chegam aos Estados Unidos e, à medida que os acontecimentos avançam, são descobertas valas comuns e libertados prisioneiros dos campos de concentração, revelando a magnitude gigantesca do Holocausto.