Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crime

Dois militares brasileiros são condenados por abuso em base na Antártica

Um oficial e um praça foram condenados após abusarem uma pesquisadora na Base Comandante Ferraz

Redação Publicado em 09/08/2023, às 19h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Base Militar Comandante Ferraz - Reprodução/Creative Commons/Marinha do Brasil
Imagem da Base Militar Comandante Ferraz - Reprodução/Creative Commons/Marinha do Brasil

Dois militares que atuam na Marinha brasileira foram condenados por abusarem sexualmente de uma pesquisadora enquanto serviam na Base Comandante Ferraz, na Antártica. A decisão foi feita em segunda instância pelo Superior Tribunal Militar (STM).

Em um primeiro momento, a Justiça Militar da União havia inocentado o praça e o militar acusados de abuso por meio de uma sessão que terminou em quatro votos a um, na Auditoria Militar de Brasília, responsável pelos casos que acontecem fora do país.

Mas, a decisão foi revertida pelo Ministério Público Militar (MPM), que entrou com um apelo legal para o STM. Conforme repercutido pelo UOL, o crime se deu em 2007, quando a vítima, uma servidora pública federal, estava realizando pesquisas na Base, que se encontra sob supervisão militar.

As penas

O oficial cumprirá um ano de prisão por ato libidinoso em área militar e o praça, que respondeu por atentado violento ao pudor, ficará detido por dois anos e oito meses, além de ser desligado das Forças Armadas. Em razão de segredo de justiça, o nome dos condenados não foram anunciados.