Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dugongos

Com degradação de habitat, dugongos estão funcionalmente extintos na China

Não há registros de dugongos na China desde 2008

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/08/2022, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dugongo se alimentando no fundo do mar - Reprodução/Vídeo/Bizarro Incrível
Dugongo se alimentando no fundo do mar - Reprodução/Vídeo/Bizarro Incrível

O mamífero marinho dugongo está funcionalmente extinto na China. O motivo é a degradação generalizada de seu habitat e caça histórica. Não há registros do animal na China desde 2008.

Dugongos são dependentes de ervas marinhas. Seu habitat está sendo degradado rapidamente pelos impactos humanos na região, que geram a poluição da água. Além da pesca e greves de navios.

Como repercutido pelo The Guardian, de acordo com Samuel Turvey, professor do Instituto de Zoologia da ZSL e autor da pesquisa publicada na revista Royal Society Open Science, as descobertas sugerem que deve existir um esforço para a conservação do ambiente

Segundo o professor, os leitos de ervas são vulneráveis à eutrofização. Esse processo, impede que a luz entre na água do mar e consequentemente, atrapalha a fotossíntese das ervas marinhas, já que provoca a proliferação de algas devido ao aumento de nutrientes na água, que é causado pelo homem por conta do esgoto, por exemplo.

O dugongo é protegido por chave nacional de grau um, como classificado pelo conselho de estado chinês. Assim, lhe é conferido o mais alto nível de proteção, embora não existam registros do animal na China desde 2008.

“Nosso novo estudo mostra fortes evidências da perda regional de outra espécie carismática de mamíferos aquáticos na China – infelizmente, mais uma vez impulsionada pela atividade humana insustentável”, explicou.

Tarde demais

O processo de restauração do local pode ocorrer tarde para as populações de dugongos que vivem lá, embora existam esforços para a restauração e recuperação das ervas marinhas, que tem sido vistos como prioridade.

Esses mamíferos são listados como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Os dugongos também podem ser encontrados em águas costeiras tropicais e subtropicais de Vanuatu às ilhas do sudoeste do Japão.

um lembrete preocupante de que extinções podem ocorrer antes que ações efetivas de conservação sejam desenvolvidas”, disse Turvey.