Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Durante análise em região que serviria para loteamento de casas, sítio arqueológico é descoberto

O caso aconteceu em Lençóis Paulista; no local foram encontradas 1,6 mil peças que indicam vestígios de povos pré-coloniais. Confira!

Luíza Feniar Migliosi sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 20/08/2021, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sítio arqueológico em Lençóis Paulista - Divulgação/arqueologiabrasil.net
Sítio arqueológico em Lençóis Paulista - Divulgação/arqueologiabrasil.net

Durante estudos para licenciamento e construção de um loteamento residencial, um sítio arqueológico foi descoberto no município de Lençóis Paulista, em São Paulo, o caso aconteceu em junho e foi divulgado na última terça-feira, 17. As informações são do G1.

Em torno de 1,6 mil peças foram encontradas no local, incluindo artefatos em pedra e fragmentos cerâmicos, que indicam vestígios de povos antigos na região. A área analisada tem aproximadamente 20 hectares.

As peças agora integram o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGPA), sendo que a Gestão é uma das exigências legais para licenças em empreendimentos imobiliários.

Elas devem ser enviadas para o Museu Municipal de Jaú ou farão parte de uma coleção de referência em Lençóis Paulista para visitação da população local, de qualquer forma, as  peças serão analisadas primeiro. A PGPA disponibilizou uma Mostra Virtual com as peças e o processo dos arqueólogos que pode ser visitada em um link na internet.

Sítio arqueológico em Lençóis Paulista | Crédito: Divulgação/arqueologiabrasil.net 

Segundo Ana Cristina Chagas dos Anjos, educadora responsável pelo Programa Integrado de educação Patrimonial do PGPA, em entrevista ao G1, uma primeira análise possibilita afirmar que a população que se estabeleceu nessa encosta de rio era horticultora-ceramista.

Além disso, possivelmente confeccionavam potes cerâmicos para conter água e alimentos. Vivendo de agricultura, coleta de raízes, frutos e mel, essa população também produzia ferramentas em pedra, como, por exemplo, raspadores, furadores, lâminas de machado, e pontas de flechas e de lanças.

Sítio arqueológico em Lençóis Paulista | Crédito: Divulgação/arqueologiabrasil.net 

Uma análise laboratorial irá determinar a idade dos artefatos. Estima-se que a ocupação seja anterior à chegada dos europeus ao continente, portanto, povos pré-coloniais.