Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Princesa Diana

Durante processo de escrita de livro, princesa diana fez busca por escutas

Em "Diana: Sua Verdadeira História", princesa Diana e escritor revelaram os escândalos por trás da vida com a família real

Redação Publicado em 01/10/2023, às 13h11 - Atualizado em 02/10/2023, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A princesa Diana durante entrevista - Reprodução/Vídeo
A princesa Diana durante entrevista - Reprodução/Vídeo

Há 31 anos, a princesa Diana e o escritor britânico Andrew Morton abalaram o mundo com o lançamento da biografia 'Diana: Sua Verdadeira História'. Ao retratar temas delicados, o livro tomou as manchetes ao redor do mundo.

Ao colaborar com o autor, Diana Spencer falou sobre tentativas de suicídio, má relação com membros da família real, bulimia e a traição príncipe Charles com Camilla, que hoje é rainha ao lado do marido. 

O livro, como era de se esperar, surgiu como uma bomba para a família real britânica. Isso porque, até então, as pessoas não sabiam dos escândalos por trás da vida de contos de fada da princesa Diana.

Quando a obra foi lançada, a mãe dos príncipes William e Harry negou que tivesse envolvimento com o escritor. Na época, ela ainda era casada com o sucessor do trono e o divórcio só aconteceria alguns meses depois.

O livro

Diana, abalada diante do rumo que vida tomou ao lado da família real, decidiu revelar o que realmente acontecia a Morton. No Palácio de Kensington, com a ajuda de James Colthurst, um amigo, gravava suas revelações em fitas, que eram entregues ao jornalista. 

Como mostra a última temporada lançada de 'The Crown', na Netflix, todo o processo foi sigiloso, o que despertou o medo na princesa. Ela e o escritor lidavam com o medo de serem descobertos. 

A princesa Diana /Crédito: Parfjonov

Como resultado, Andrew Morton usava telefones públicos para contatar Colthurst e a princesa, preocupada, chegou a fazer buscas por escutas no Palácio de Kensington, que nada revelaram.

"Nós estávamos preocupados com meu telefone, que fosse grampeado. Diana também estava preocupada. Ela mandou fazer uma busca por escutas na casa dela no Palácio de Kensington. Nada foi encontrado, mas nós pagamos essa conta. Nós pagamos por isso", relembrou Andrew em entrevista ao Splash, do UOL.

Outro fato também mostrado na série da Netflix que reproduz a saga da família real britânica, é que o escritor teve seu escritório invadido. Um mistério nunca solucionado.

"Mas não é uma coincidência curiosa que eu tenha sido procurado por dois membros da imprensa que cobriam a realeza, dois veteranos com bons contatos? Eles disseram: tome cuidado com seus telefones e escritórios. E meu escritório foi invadido. Nada de mais foi roubado. Só foi um pouco estranho. Pode ter sido uma coincidência. Se isso foi organizado pelo serviço secreto, a história fica melhor", disse ele ao Splash.

Publicado em junho de 1992, o livro foi um verdadeiro sucesso. A edição original de 'Diana: Sua Verdadeira História' vendeu mais de 5 milhões de exemplares em mais de 80 países.