Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antares

'Eclipse' da estrela Antares, que ocorre no domingo, poderá ser visto do Brasil?

Fenômeno envolvendo Antares, estrela com massa estimada entre 15 e 18 vezes maior do que a do Sol, ocorre neste fim de semana

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/03/2024, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Lua - Getty Images
Imagem da Lua - Getty Images

Entre 3h53 e 8h09 deste domingo, 3, pelo horário de Brasília, ocorrerá um grande evento astronômico: a Lua, começando sua fase minguante, atravessará o caminho de Antares (Alpha Scorpii), uma enorme estrela situada a cerca de 600 anos-luz da Terra. O fenômeno, conhecido como "eclipse de Antares", será visível em grande parte do continente americano, incluindo algumas regiões do Brasil.

Localizada no centro da constelação de Escorpião, Antares é classificada como a 16ª estrela mais brilhante do céu noturno. Também vale destacar que o corpo celeste em questão possui massa estimada entre 15 e 18 vezes maior do que a massa solar, e um raio de cerca de 883 vezes o raio do Sol.

Visível no Brasil

De acordo com o portal Olhar Digital, a ocultação lunar de Antares estará acessível para observadores no Brasil entre 7h18 e 10h01, conforme indicado pelo guia de observação astronômica InTheSky.org. No entanto, devido à luz do dia, será impossível observar o fenômeno.

Mapa indicando áreas de onde o fenômeno poderá ser visto / Crédito: Divulgação/ESO

O mapa acima revela, por meio de contornos, onde o desaparecimento de Antares poderá ser visível (em vermelho) e onde será possível testemunhar seu reaparecimento (em azul). Os riscos sólidos indicam onde a ocultação será visível somente através de binóculos a uma altitude razoável no céu.

Já os contornos pontilhados indicam onde o evento ocorre acima do horizonte, mas pode não ser visível devido ao céu estar muito claro ou a Lua estar muito próxima do horizonte. A fonte explica que, fora desses contornos, a Lua não passará à frente de Antares em nenhum momento, ou estará abaixo do horizonte durante a ocultação.