Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Eleitor transforma cadeira de rodas em 'tanque anti-Covid' para votar na Bahia

O eleitor com atrofia muscular espinhal fez questão de exercer o direito de voto em Feira de Santana com o curioso veículo

Wallacy Ferrari Publicado em 16/11/2020, às 09h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jaknes em seu "tanque à prova de Covid-19" - Divulgação / TV Subaé
Jaknes em seu "tanque à prova de Covid-19" - Divulgação / TV Subaé

Um curioso veículo chamou a atenção dos eleitores que votavam em uma sessão eleitoral em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador; com um grande guarda-sol no topo de uma cadeira de rodas motorizada, a confecção ainda contava com um sistema de proteção, com um toldo transparente rodeando o condutor.

O eleitor que estava dirigindo o veículo era Jacknes Lima, 46, que não saía de casa desde o mês de março em decorrência da pandemia de covid-19. Vítima de uma atrofia muscular espinhal (AME), o condutor não pode caminhar e fez questão de adaptar a cadeira de rodas para criar o denominado "tanque à prova de Covid-19".

Uma das aberturas da lona permitia o acesso a urna, feito com o máximo de higiene possível para evitar qualquer contaminação. Entrevistado pela TV Subaé, filial da Globo Bahia, ele explicou que teve de se proteger em decorrência de sua patologia, que o enquadra no grupo de risco. Mesmo assim, não aceitou se abster do direito de votar.

"Isso aí está fora de cogitação. Se eu me eximir das minhas responsabilidades, outras pessoas farão por mim. Eu tenho que exercer minha cidadania, para poder cobrar a todos eles o que é de direito", disse Jacknes em entrevista.