Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Elizabeth II: Autoridades globais lamentam a morte da monarca britânica

A Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira, 8, após 70 anos de reinado

Redação Publicado em 08/09/2022, às 16h09 - Atualizado às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth em foto oficial durante evento no Reino Unido - Getty Images
Rainha Elizabeth em foto oficial durante evento no Reino Unido - Getty Images

A Rainha Elizabeth IImorreu nesta quinta-feira, aos 96 anos, e o ocorrido foi lamentado por diversas autoridades em todo o mundo. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse estar profundamente triste com o falecimento da monarca e disse que ela era admirada por sua graça e dedicação.

Estendo minhas sinceras condolências à sua família enlutada, ao governo e ao povo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e à Comunidade das Nações em geral”, disse ele.

Emmanuel Macron, presidente da França também manifestou seu pesar: "Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma marca duradoura em seu país e em seu século."

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou em sua conta do Twitter: "É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de Sua Majestade a RainhaElizabeth II. Em nome do povo ucraniano, apresentamos as sinceras condolências à Família Real, a todo o Reino Unido e à Commonwealth por esta perda irreparável. Nossos pensamentos e orações estão com você."

Outras autoridades

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, relembrou encontros que teve com a monarca em 2015 e 2018 e disse que ela será lembrada “como um dos pilares do nosso tempo”. “Durante uma das reuniões, ela me mostrou o lenço que Mahatma Gandhi lhe deu de presente em seu casamento. Sempre guardarei esse gesto.", contou ele.

Outras figuras importantes também expressaram seus pesares, tais como Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, Michael Higgins, presidente da Irlanda e Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda, segundo o G1.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, também se manifestou no Twitter: "A Rainha Elizabeth IIserviu a este país até o final. Ofereço minhas sinceras condolências à família real. Que ela descanse em paz."