Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Em busca de vida, Nasa finalmente envia robô para Marte

Agência americana enviou hoje uma missão não tripulada até o planeta vizinho, que deve alcançar o destino em fevereiro de 2021

Caio Tortamano Publicado em 30/07/2020, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do lançamento de foguete com destino a Marte - Divulgação - Nasa
Imagens do lançamento de foguete com destino a Marte - Divulgação - Nasa

A Agência Aspacial americana, NASA, enviou hoje,30, um foguete com destino ao planeta vizinho, Marte. O robô Perseverance — que teve o nome escolhido em um concurso com alunos do ensino fundamental e médio — é o tripulante da nave que deve chegar ao seu destino em fevereiro de 2021, e o local de pouso é uma cratera onde, cientistas acreditam, já foi um lago há bilhões de anos.

De acordo com informações do portal G1, Perseverance carrega equipamentos que irão o auxiliar em tarefas como coletar amostras de Marte, observar a geologia do local e descobrir maneiras de converter o dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio. Essa última etapa tem como objetivo viabilizar o envio de humanos ao planeta.

Entre 3 a 4 bilhões de anos atrás, o local de pouso do robô seria provavelmente um lago. Hoje uma cratera chamada Jezero, tem sedimentos muito similares aos encontrados hoje em dia na Terra, podendo facilmente abrigar vestígios de organismos vivos, especialmente em depósitos ricos em argila. 

Dezenove câmeras irão fotografar com riqueza de detalhes a superfície e arredores do lago para captar a sua geologia. Além das câmeras, um pequeno helicóptero de quase dois quilos chamado Ingenuity irá sobrevoar o lugar.