Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil Império

Em Campinas, interior de SP, exposição exibe peças do Brasil Império

O acervo conta com 110 peças que fizeram parte do cotidiano da família imperial durante a sua estadia no Brasil e no mundo

Redação Publicado em 02/08/2023, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de alguns vasos da exposição 'Memórias do Império' - Divulgação/Prefeitura Municipal de Campinas/Firmino Piton
Imagem de alguns vasos da exposição 'Memórias do Império' - Divulgação/Prefeitura Municipal de Campinas/Firmino Piton

Na última terça-feira, dia 01 de agosto, foi inaugurada em Campinas, interior de São Paulo, a mostra “Memórias do Império”, na Casa de Vidro do Museu da Cidade. A exposição, que conta com mais de 110 peças que datam dos séculos 18, 19 e 20, ficará em atividade até o dia 23 de setembro

Parte dos objetos que serão exibidos no museu fazem parte do acervo privado do EMS, um laboratório farmacêutico que patrocina a exposição. Todas as peças, como pinturas, gravuras e objetos de mobília, fizeram parte do cotidiano da família imperial durante sua vida no Brasil e em outros lugares ao redor do mundo. 

Conforme repercutido pela CNN Brasil, a exposição é resultado de uma parceria entre o Museu da Cidade e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, que comemoram 249 anos do município. 

A exposição

O curador da mostra e doutor em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Paulo César Garcez Marins, explicou a origem de grande parte do acervo: 

Um conjunto notável de objetos encomendados ou recebidos pelos monarcas para seu próprio uso, utilizados em palácios nas cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis.”, disse Marins, que também atua na curadoria do Museu do Ipiranga, para a CNN Brasil.
Imagem de algumas espadas que fazem parte da exposição - Divulgação/Prefeitura Municipal de Campinas/Firmino Piton

Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, empresa responsável pela idealização do projeto, afirmou que a exposição foi pensada como uma imersão no dia a dia da família imperial durante o século 19. 

A mostra “Memórias do Império” estará aberta ao público na Casa de Vidro até o dia 23 de setembro, com entrada franca.