Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ilha Fiscal

Ilha Fiscal, que marcou última festa do Império, reabre neste final de semana

Após reformas, local histórico do Rio de Janeiro oferece uma experiência única da era imperial brasileira

Redação Publicado em 07/07/2023, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro - Reprodução/Wikimedia Commons/Halley Pacheco de Oliveira
Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro - Reprodução/Wikimedia Commons/Halley Pacheco de Oliveira

Neste sábado, 8, a Ilha Fiscal, importante local histórico que foi palco do último baile do período imperial no Brasil, reabrirá para visitação após um período de um ano e meio, depois de passar por obras de revitalização. Situada na Baía de Guanabara, em frente à região central do Rio de Janeiro, essa ilha é considerada um dos cartões-postais mais bonitos da cidade, conforme repercutido pelo site Diário do Rio.

A reforma, que custou cerca de R$ 3,4 milhões, teve como foco principal a reparação do prédio principal. Para realizar a visita, os turistas partem do Espaço Cultural da Marinha, ao lado da Praça XV, e seguem para a ilha através de dois tipos possíveis de transporte: aquaviário (escuna) ou terrestre (micro-ônibus), de acordo com os fatores climáticos daquele dia.

Erguido no final do século 19, por encomenda de Dom Pedro II, o castelo da Ilha Fiscal possui uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados e foi idealizado pelo engenheiro Adolfo Del Vecchio. O passeio inclui uma visita guiada ao salão cerimonial, à torre principal e ao terraço, além de oferecer um ângulo único da cidade.

Como visitar

Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência pela internet ou no próprio local. Durante o mês de julho, a Ilha Fiscal estará aberta de quarta-feira a domingo, com a venda de ingressos sendo feita antecipadamente pela internet ou no local.