Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / JK Rowling

Em entrevista, JK Rowling lembra como marido abusivo escondeu manuscrito de ‘Harry Potter’

JK Rowling foi casada com o jornalista Jorge Arantes, mas o casamento não foi saudável desde antes do nascimento da filha

Isabelly de Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 22/02/2023, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
JK Rowling segurando um exemplar de 'Harry Potter' - Getty Images
JK Rowling segurando um exemplar de 'Harry Potter' - Getty Images

A escritoraJ.K. Rowling deu uma entrevista ao podcast “The Witch Trials of J.K. Rowling” e falou sobre o relacionamento abusivo que viveu com o jornalista Jorge Arantes, que é português, enquanto escrevia 'Harry Potter'. Ela chegou a descrever violências psicológicas e físicas.

A autora também contou de quando Arantes tentou chantageá-la sequestrando o manuscrito do livro que mudou a sua carreira.  Rowling conheceu o jornalista no período em que deu aula em Portugal, quando estava em um bar com amigos.

Ela conta que apesar do casamento ser conturbado, algo bom saiu do relacionamento, sua filha, Jessica. Contudo, o relacionamento com Jorge era abusivo. J.K. relatou que tentou deixá-lo duas vezes antes de conseguir ir embora definitivamente. Dentre as acusações feitas, ela disse que Arantes já chegou a vasculhar sua bolsa e reter a chave da porta da frente para dificultar sua fuga.

Escrita libertadora

De acordo com a autora, via Folha de S. Paulo, foi durante a relação abusiva que o manuscrito de 'Harry Potter' cresceu. Ele então começou a esconder o texto da escritora, já Rowling revelou que passou a pegar todo dia algumas páginas do manuscrito escondido para fazer cópias, não muitas, para o marido não desconfiar.

[O manuscrito] foi o que eu priorizei salvar. A única coisa que priorizei além disso, óbvio, foi minha filha. Mas nesse ponto ela ainda estava dentro de mim, então estava tão segura quando podia estar naquela situação".

Após o nascimento da filha, Rowling enfim se separou de Arantes, mas ele dificultou o máximo a obtenção da guarda da menina pela escritora. Anos depois, quando voltou ao Reino Unido, com seu livro já publicado, o jornalista invadiu a nova casa de J.K., a obrigando a se mudar novamente. Rowling contou também que hoje esconde seu endereço para evitar que isso ocorra.