Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Em registro raro, lula transparente é gravada de perto no Alasca

Flagrada a uma profundidade de 700 metros, 'lula de vidro' possui corpo quase completamente transparente; veja vídeo!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/08/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de gravação em vídeo de 'lula de vidro' - Reprodução/Vídeo/YouTube/oceanexplorergov
Imagens de gravação em vídeo de 'lula de vidro' - Reprodução/Vídeo/YouTube/oceanexplorergov

Na última semana, a Ocean Exploration — programa federal estadunidense dedicado a expandir estudos acerca do oceano e da vida marinha — divulgou um vídeo com um flagrante considerado raro: uma lula de vidro. O nome pelo qual o animal é conhecido, por sua vez, não é à toa, considerando-se o quão impressionante é a transparência de seu corpo.

Embora o vídeo tenha sido divulgado somente na última quarta-feira, 16, a gravação foi feita na realidade no dia 15 de julho, na expedição Seascape Alaska 3, por pesquisadores da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA). Para o registro — que se deu ao redor das Ilhas Aleutas, no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 700 metros —, foi utilizado uma espécie de 'drone aquático'.

O animal em si, da espécie Taonius borealis, não é incomum na região, mas existem poucos os registros de tão perto até hoje. No vídeo, a lula pode ser vista submergindo cada vez mais nas águas, de maneira que ela está o tempo todo 'de cabeça para baixo'. Confira:

E realmente impressiona a composição física da lula: seu manto — a parte principal do corpo, dentro de onde é possível ver seus órgãos vitais — é quase completamente transparente, e os tentáculos são brancos (estando juntos durante todo o registro). Conforme descrito pela Revista Galileu, ainda, a parte central avermelhada do animal é sua glândula digestiva, e as duas bolsas brancas são as guelras.

Além do mais, é possível ver em dado momento do vídeo (por volta dos 43 segundos) que os olhos da lula parecem se retrair, sendo este um movimento relativo ao piscar humano, conforme apontado pelos pesquisadores. Abaixo de cada olho, no caso, existem estruturas chamadas de fotóforos, que produzem luz e atraem pequenas presas para o animal.

Lulas de vidro

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o manto das lulas da espécie registrada recentemente em vídeo pode crescer até um comprimento máximo de cerca de 66 centímetros. Porém, vale mencionar que esta não é a única espécie de 'lulas de vidro' conhecida, havendo pelo menos outras 60 pelo mundo.

A maior espécie de lula de vidro conhecida, por exemplo, é a chamada lula-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni), a lula mais pesada do mundo, podendo chegar até mesmo a impressionantes 10 metros de comprimento.

Foto de lua-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) capturada
Foto de lua-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) capturada / Crédito: Getty Images