Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula gigante

Cadáver de lula gigante com 4 metros intriga banhistas de praia na África do Sul

Causa da morte do animal, encontrado na costa da Cidade do Cabo, não está clara

Redação Publicado em 24/08/2022, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula gigante encontrada em praia da Cidade do Cabo, África do Sul - Divulgação/Twitter/@TimDee4
Lula gigante encontrada em praia da Cidade do Cabo, África do Sul - Divulgação/Twitter/@TimDee4

Uma lula gigante foi descoberta morta por banhistas de uma praia da Cidade do Cabo, na África do Sul, na última terça-feira, 16, que registraram o momento em vídeos compartilhados nas redes sociais.

O cadáver, que mede cerca de 4,3 metros de comprimento, surgiu na costa de Scarborough Beach e foi examinado por especialistas, que identificaram o animal como da espécie Architeuthis dux.

Segundo relatou Mike Vecchione, zoólogo de invertebrados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), ao portal Live Science, ainda não foi possível determinar a causa da morte da lula gigante, mas acredita-se que ela pode ter sido atingido por uma hélice de navio.

Amostras do tecido da carcaça foram coletadas para passarem por uma análise de cientistas do Museu Sul-Africano de Iziko, informou o gerente costeiro da Cidade do Cabo, Gregg Oelofse, ao News24.

Lula gigante

A espécie Architeuthis dux é conhecida por habitar os oceanos profundos, encontrada principalmente nas costas da Nova Zelândia e ilhas do Pacífico, além do leste e oeste do Atlântico Norte e do Atlântico Sul ao longo da costa africana.

É a segunda vez que um cefalópode deste tipo aparece em uma praia da Cidade do Cabo somente neste ano. Enquanto o mais recente media 4,3 metros de comprimento, o outro tinha 3,5 metros.