Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Harrison Ford

Em uma manifestação, dublê de Harrison Ford coloca fogo em si próprio

O ato aconteceu durante um protesto dos dublês de Hollywood, que estão em greve desde o dia 14 de julho

Redação Publicado em 26/07/2023, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mike Massa com as roupas em chamas/Harrison Ford e Mike Massa durante as gravações de Indiana Jones - Reprodução/Instagram/mikemassa1x
Mike Massa com as roupas em chamas/Harrison Ford e Mike Massa durante as gravações de Indiana Jones - Reprodução/Instagram/mikemassa1x

Durante uma manifestação, Mike Massa, conhecido por atuar como dublê de Harrison Ford, ateou fogo em si mesmo. O ato se deu durante um protesto de dublês, que também estão em greve, pois fazem parte do sindicato dos atores. 

Após ter atuado em filmes como Blade Runner 2049 (2017), Indiana Jones e o Chamado do Destino (2023) e até mesmo na série Stranger Things, como orientador de dublês, Mike utilizou suas habilidades durante o protesto para chamar atenção para um problema que afeta toda a categoria: as baixas remunerações

A paralisação dos atores de Hollywood, liderada pelo SAG-AFTRA, sindicato que defende mais de 160 mil atores nos Estados Unidos, começou no dia 14 de julho, pois um acordo não foi alcançado entre o SAG e os estúdios de cinema, conforme repercutido pela CNN Brasil. 

Demandas

Entre as exigências do sindicato estão o aumento na remuneração e revisão do processo de pagamentos residuais, que decaíram significativamente após a popularização dos serviços de streaming. 

Em um post compartilhado por Massa e sua colega, Elena Sanchez, que também atua como dublê, podemos ver Mike com suas roupas em chamas, segurando uma placa do sindicato. Na legenda, Elena desabafou: 

Estamos cansados de ser queimados pelo AMPTP [Alliance of Motion Picture and Television Producers, a Aliança de produtores de cinema e televisão]".

Em um depoimento ao canal de televisão WSB-TV, Elena explicou que 87% dos componentes do SAG, que somam mais de 160 mil, ganham menos que US$ 26 mil por ano. "O que significa que eles não se qualificam para o seguro saúde", explicou a dublê.