Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inteligência artificial

Emissora estatal chinesa adota inteligência artificial como apresentadora

Chamada Ren Xiaorong, jornalista virtual é inteligência artificial que pretende divulgar notícias 24 horas por dia, ao longo de um ano

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 18/03/2023, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ren Xiaorong, inteligência artificial chinesa que dará notícias 24 horas por dia - Reprodução/Vídeo/Twitter
Ren Xiaorong, inteligência artificial chinesa que dará notícias 24 horas por dia - Reprodução/Vídeo/Twitter

A cada dia, novas aplicações de inteligências artificiais chamam a atenção em todo o mundo, considerando-se o avanço de tal tecnologia nos últimos anos. Tal fato traz muita expectativa para o futuro para alguns, e receio para outros, que têm medo de perder seus empregos para as máquinas. Em um destes casos, uma IA alcançou uma proporção surpreendente na China.

Conforme repercutido pelo portal Tilt, do UOL, o país asiático revelou uma nova âncora de telejornal criada por inteligência artificial que foi feita para informar a população 24 horas por dia, ao longo de um ano. Chamada Ren Xiaorong, a jornalista virtual teria recebido "habilidades profissionais de milhares de âncoras", ingressando no People's Daily, telejornal controlado pelo Estado da China.

Milhares de âncoras de notícias transmitiram suas habilidades profissionais para mim. Por 365 dias, estarei relatando notícias, 24 horas por dia, sem descanso", afirmou a inteligência artificial em sua apresentação.

Facilmente confundida com uma mulher, tamanha qualidade de renderização e construção de imagem empregada na jornalista, Ren Xiaorongainda possui algumas limitações, que devem ser aprimoradas ao longo do tempo. Entre elas, está o fato de que só pode transmitir informações ou responder perguntas a partir de um roteiro previamente estabelecido, que também é, de acordo com o portal Tilt, alinhado aos ideais do Partido Comunista Chinês.

Segundo o tabloide britânico The Sun, os temas que a jornalista virtual consegue responder, componentes do roteiro, envolvem educação, saúde, moradia, emprego e proteção ambiental

Reações

Embora a nova tecnologia do Estado chinês tenha chamado bastante atenção e atraído muitos elogios, devido a surpreendente possibilidade de se informar em qualquer horário do dia, por mais que limitado a alguns assuntos em específico, ela também não escapou de receber algumas críticas.

Entre elas, um usuário do microblog chinês Weibo questiona: "Eu realmente não entendi isso. Há uma escassez de talentos ou os âncoras de IA são melhores nisso? Por que você usaria um robô para transmitir as notícias?"