Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra da Ucrânia

Empresário russo teria oferecido liberdade para prisioneiros que forem à guerra

Em vídeo, o empresário ligado ao Kremlin teria dito que necessita de ‘soldados de combate’ em troca de dinheiro e indulto

Redação Publicado em 19/09/2022, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da Guerra da Ucrânia - Getty Images
Registro da Guerra da Ucrânia - Getty Images

Na última quarta-feira, 14, um vídeo comprovando que a Rússia estaria oferecendo a liberdade a criminosos entre 20 e 50 anos que se disponibilizassem a compro a linha de frente na guerra que culmina na invasão do território ucraniano passou a ser amplamente compartilhado por veículos de imprensa internacionais, chamando atenção a correspondência dos fatos apresentados.

Nele, é possível ver aquele que seria Yevgeny Prigozhin, empresário identificado após uma extensa análise da BBC, comparando voz, características físicas e medalhas que compõem seu uniforme na filmagem. Conhecido por sua relação estreita com o alto escalão do Kremlin, ele aparece em uma suposta penitenciária em frente a dezenas de homens.

Aos gritos, ele promete dinheiro e liberdade aos rapazes que se dispuserem de aderir ao front do Exército contra a Ucrânia por, ao menos, seis meses. No discurso, ele ainda afirma que os rivais são "duros" e, por isso, precisa de homens corajosos, classificados como "soldados de combate".

Origem do vídeo

Quem revelou o vídeo foi o oposicionista Alexei Navalny, através de canais no Telegram. O portal de notícias G1 acrescenta que outros críticos do Kremlin consideram as imagens autênticas, considerando a necessidade urgente de novos soldados após as contraofensivas de sucesso da Ucrânia.