Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Civilizações

Encontrada espada de ouro pertencente a guerreiro cita

Em escavações na Ucrânia, sepultamento de guerreiro nômade revelou a cintilante arma e outros artefatos

André Nogueira Publicado em 29/10/2019, às 08h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

A sepultura de um guerreiro nômade cita foi encontrada na Ucrânia, rendendo diversas relíquias, entre elas uma espada curta feita em ouro que, segundo os arqueólogos responsáveis, pode nos ajudar a compreender melhor essa civilização.

O enterramento ocorreu “margem esquerda do reservatório Khakhovka, perto da vila de Velyka Znamianka, em Kamianets-Dniprovsky Raion, Zaporizhzhia Oblast”, segundo o Euromaidan Press.

Crédito: Divulgação

Liderada por Hennadiy Toshchev e Svitlana Andrukh, da Universidade Nacional de Zaporizhzhia, a escavação ocorreu em sigilo com o objetivo de preservar o material. Realizada no Monte Mamai, ao norte do Mar Negro, a escavação encontrou diversos locais de sepultamentos antigos, utilizados por milênios.

“Mais de 700 cemitérios foram encontrados durante as escavações em Mamai Hora. 400 são citas”, relatou o Archeology News Network.

Crédito: Divulgação

Foram encontrados também restos animais e fragmentos de ânforas, evidências que se acredita ser de cerimônias de luto. Já a espada dourada foi encontrada num túmulo em um grande vasilhame cerâmico com um "esqueleto, que mais tarde foi revelado pelos antropólogos como pertencente a um jovem de 18 a 20 anos”. A bainha da arma foi encontrada conjuntamente.