Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elon Musk

Enquete e ameaça da UE: Elon Musk reativa contas suspensas de jornalistas

Na manhã deste sábado, 17, Elon Musk, dono do Twitter, reativou as contas que foram suspensas

Redação Publicado em 17/12/2022, às 10h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O bilionário Elon Musk - Getty Images
O bilionário Elon Musk - Getty Images

Após o CEO da Tesla e dono do Twitter, Elon Musk, suspender contas de alguns jornalistas renomados na profissão — causando muita polêmica e gerando comentários de setores políticos, entidades da sociedade e condenação da União Europeia — o bilionário reativou suas contas na manhã deste sábado, 17.

Entretanto, a decisão não foi tomada por Musk, mas sim, pelos usuários do Twitter. Conforme repercutido pelo G1, o CEO da Tesla fez uma enquete na plataforma perguntando se as contas suspensas deveriam ser reativadas "agora" ou se o ideal era manter o prazo de suspensão — que são sete dias.

Após a votação — que contou com o voto de 2,7 milhões de usuários — informar que 58,7% das pessoas queriam que as contas voltassem e 41,3% achavam que os jornalistas tinham que ficar "banidos" pelo prazo correto, Musk se pronunciou sobre o resultado:

O povo falou. Contas envolvidas em doxing (revelação intencional e pública de informações pessoais sem autorização) com minha localização terão sua suspensão suspensa agora", escreveu.

Jornalistas que atuam na CNN americana, New York Times e do Washington Post, receberam a suspensão após, aparentemente, informarem onde está localizado o jato privado empreendedor de 51 anos.

Ameaças da União Europeia

Não foi somente o público que se revoltou com a decisão de Musk. Conforme divulgado pelo MediaTalks, nesse sexta-feira, 16, Vera Jourova, vice-presidente de Valores e Transparência da UE, comentou que o modo que Musk tratou o caso era "preocupante" e que o dono da plataforma arriscoucruzar “linhas vermelhas” na lei da União Europeia que defende a liberdade de imprensa.