Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dario I

Escrito de 2,5 mil anos com nome de Dario I é encontrado em Israel

O escrito contém o nome do rei persa Dario I, pai do rei Assuero

Redação Publicado em 01/03/2023, às 14h32 - Atualizado às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do escrito de 2.500 anos que contém o nome de Dario I - Divulgação / Autoridade de Antiguidades de Israel
Imagem do escrito de 2.500 anos que contém o nome de Dario I - Divulgação / Autoridade de Antiguidades de Israel

Um alpinista do sul de Israel encontrou por acaso uma rara inscrição de 2.500 anos com o nome do rei persa Dario I, o qual acredita-se ser o pai de rei Assuero. O achado foi anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel nesta quarta-feira, 1.

Essa é a primeira descoberta de um escrito com o nome de Dario, o Grande, em Israel, como repercutido pela JNS. Encontrado em dezembro no Parque Nacional Tel Lachish, na cidade de Lachish, que há 2.500 anos era um local próspero e um importante centro administrativo, o achado consiste em um fragmento de cerâmica.

O rei Assuero é o Achasverosh do livro Bíblico de Ester, segundo a equipe arqueológica do Estado de Israel. Durante seu reinado — de 522 a 486 a.C — houve uma expansão do Império Persa Aquemênida, que atingiu sua maior extensão sob o comando de seu filho Hishrash.

Rara inscrição

Ainda segundo a fonte, o artefato com a inscrição (que também pode ser chamado de "ostracon") pode ser uma nota de reconhecimento do despacho ou recebimento de mercadorias. Segundo a Autoridade de Antiguidades, essa descoberta é uma evidência da administração persa na cidade de Laquis no período aquemênida, que se deu na virada do século V antes da Era Comum.

A inscrição data de 498 antes da Era Comum e está em aramaico. Ela diz “Dia 24 de Dario”. Eylon Levy, descobridor do artefato e assessor de mídia internacional do presidente Isaac Herzog, à fonte, disse que suas “mãos tremeram” quando pegou o fragmento.

Olhei para a esquerda e para a direita em busca das câmeras, porque tinha certeza de que alguém estava pregando uma peça elaborada em mim”, compartilhou.

“É incrível que os visitantes do site encontrem uma inscrição tão rara 'revivendo' o rei persa Dario, conhecido por nós pelas fontes!”, disse Eli Escuzido, diretor do IAA.   “Seu filho, o rei Assuero, que governou 'da Índia ao reino de Kush', nunca poderia imaginar que encontraríamos evidências de seu pai em Israel 2.500 anos após os dramáticos eventos em sua corte real!”.