Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

Escultura maia em tamanho humano com reprodução de pênis é achada no México

A figura chama atenção pelo local onde foi encontrada, repleto de inscrições e gravuras milenares

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 10/12/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura em tamanho humano retrata figura masculina - Divulgação / Vídeo / G1
Escultura em tamanho humano retrata figura masculina - Divulgação / Vídeo / G1

Um grupo de arqueólogos do Instituto Nacional de Arqueologia e História do México (Inah) estava em uma expedição no sítio arqueológico de Oxkintok, no estado de Yucatán, no Méximo, quando se depararam com aquela que pode ser considerada uma das maior interessantes do ano.

Por lá, havia uma escultura característica da cultura maia, esculpida no tamanho de um ser humano em calcário. Representando uma figura masculina, tendo inclusive uma reprodução de um pênis, a peça estava em dos prédios em restauração, acompanhada de algumas gravuras e inscrições, sendo inicialmente relacionada a um possível prisioneiro oferecido em um ritual.

Em entrevista à Reuters, Luis Pantoj, diretor da operação do achado, intitulada 'projeto Oxkintok', enalteceu que a escultura "representa diferentes ideias da cosmovisão maia" e deverá ser analisada laboratorialmente para ser melhor compreendida em relação a sua idade e confecção.

Escultura em tamanho humano retrata órgão sexual masculino / Crédito: Divulgação / Vídeo / G1

Luz sobre os fatos

Quem pode auxiliar na decoberta de informações sobre a região da descoberta é Karla Martinez, restauradora do Inah. Também consultada pela agência de notícias, ela aponta que a riqueza de inscrições pode indicar datas, personagens e até nomes aos historiadores envolvidos na pesquisa.

Nesse caso, essas etapas nos fornecem informações sobre a época em que a estrutura foi construída. [...] Há também algumas gravuras relacionadas ao local e possivelmente o nome da pessoa a quem este local foi dedicado”, acrescentou.