Notícias » Europa

Espada da Idade do Bronze, extremamente bem preservada, é encontrada na Eslováquia

O objeto possui uma curiosa série de defeitos anterior ao enterro e fez parte de um bizarro ritual militar de mais de 2 mil anos

André Nogueira Publicado em 01/06/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h42

Espada no local enterrado
Espada no local enterrado - Divulgação

Uma espada de mais de 2 mil anos, datada da Idade do Bronze, foi encontrada em Lipov, na Eslováquia, em excelente estado de preservação. Segundo o Museu de Krosno, na Polônia, se trata de uma arma Tipo Liptovsky, rara e importante.

Crédito: Divulgação

 

A descoberta foi anunciada por um escritório regional, que alertou arqueólogos, que por sua vez dataram o objeto entre os anos 1.200 e 1.050 a.C. Ela foi desenterrada numa encosta de uma montanha na floresta local. Feita em Bronze, ela possui traços clássicos da época.

Crédito: Divulgação

 

Crédito: Divulgação

 

Curioso é o fato de, apesar de estar bem conservado, o cabo da espada possui uma série de defeitos, que se atribui à própria fundição do metal: um raio-X revelou várias bolhas de ar no interior do objeto. Arqueólogos tinham suposto que o objeto fora enterrado para que fosse guardado para ocasiões futuras, e deveria pertencer a uma pessoa relativamente rica.

Crédito: Divulgação

 

Porém, uma análise aprofundada revelou que ela teria sido parte de um ritual militar importante. Estando retorcida no próprio local do enterro, ela teria sido parte de uma espécie de sepultamento em que a sua “alma” fora anulada após a morte de seu proprietário. O objeto foi encaminhado para um museu.


+Saiba mais sobre a Idade do Bronze por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

As Primeiras Civilizações: da Idade da Pedra aos Povos Semitas, de Pierre Lévêque (Autor) (2009) - https://amzn.to/2XSQlPU

O fim está sempre próximo: momentos apocalípticos, do colapso da Idade do Bronze até quase Guerras Nucleares, de Dan Carlin (2020) - https://amzn.to/2XVi9mz

As Primeiras Civilizações 1. Os Impérios do Bronze, de Pierre Lévêque (1988) - https://amzn.to/2Xp6xcC

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan e Janaína Marcoantonio (2019) - https://amzn.to/3cmR68Y

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W