Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Artefatos de 6 mil anos revelam mais sobre cultura antiga na Eslováquia

Pesquisadores descobriram fragmentos de cerâmica e ferramentas feitas de chifre que remontam ao período do neolítico europeu

Isabela Barreiros Publicado em 28/03/2020, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos artefatos encontrados na Eslováquia - Divulgação/Conselho Regional de Monumentos de Trnava
Um dos artefatos encontrados na Eslováquia - Divulgação/Conselho Regional de Monumentos de Trnava

Uma descoberta recente de artefatos na cidade de Trnava, na Eslováquia, revelou mais detalhes sobre uma antiga cultura que viveu na região durante o período neolítico europeu, há pelo menos 6 mil anos.

A cultura arqueológica, conhecida como Lengyel, floresceu no Danúbio Médio na Europa Central entre 5 mil e 3.400 a.C. Os pesquisadores encontraram fragmentos de cerâmica decorados, ferramentas feitas de chifre e pedaços de ferramentas de pedra ao escavarem nas proximidades de um muro de uma fortificação medieval em Trnava.

O local onde os artefatos foram encontrados / Crédito: Divulgação/Conselho Regional de Monumentos de Trnava

“Os fragmentos de cerâmica encontrados sob o muro de fortificação têm belas decorações. Eles provam a habilidade da cultura Lengyel”, explicou o arqueólogo Andrej Žitnan, principal responsável pelo estudo.

De acordo com Peter Grznár, do Conselho Regional de Monumentos de Trnava, a descoberta foi uma feliz coincidência. "Sua existência até os dias de hoje é uma situação de sorte, porque foi preservada na área estreita entre a parede e a vala da cidade", disse Grznár.