Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Homem encontra impressionante espada viking na Inglaterra

Datada de entre 850 e 975 d.C., espada viking encontrada no rio Cherwell é considerado um achado "raro"; confira!

Éric Moreira Publicado em 11/03/2024, às 11h25 - Atualizado em 16/03/2024, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada viking descoberta em rio na Inglaterra - Divulgação/Trevor Penny
Espada viking descoberta em rio na Inglaterra - Divulgação/Trevor Penny

Em novembro de 2023, o pescador britânico Trevor Penny, enquanto procurava objetos perdidos e descartados no rio Cherwell, em Oxfordshire, Inglaterra, foi responsável pela impressionante descoberta de uma antiga espada. Recentemente, estudos mais aprofundados descobriram que o objeto é datado entre 850 e 975 d.C., e relativo aos vikings.

+ Espada milenar, usada pelos vikings, é encontrada em leito de rio na Polônia

Conforme relatado por Penny ao Live Science, no dia em que realizou a descoberta, ele estava relativamente sem sorte, sem encontrar nada de relevante. Quando sacou a espada, não reconheceu o objeto de imediato:

Eu estava na lateral da ponte e gritei para um amigo do outro lado da ponte: 'O que é isso?'", recorda. "Ele veio correndo e gritou: 'Parece uma espada!'"

No mesmo instante, o homem carregou imagens do achado no Google, com o intuito de tentar identificá-la ou encontrar um objeto semelhante. "Qualquer ângulo de foto que eu tentei resultou em uma espada Viking", apontou.

Foi então que ele contatou o oficial do condado de Oxfordshire, responsável por registrar achados arqueológicos, e encaminhou a espada para ser examinada por especialistas.

Foram eles que, recentemente, autenticaram-na como de origem viking entre 1.100 e 1.200 anos atrás.

Fotografias de Trevor Penny e da espada descoberta recentemente / Crédito: Divulgação/Trevor Penny

"O oficial disse que era arqueologicamente raro encontrar espadas inteiras e tesouros de importância histórica ainda intactos", disse Penny a um jornal regional na última semana. 

Agora, segundo informado pelo Oxford Mail, a espada está sob os cuidados do museu de Oxford e pode, eventualmente, ser exposta no local.

Incursões viking

Segundo o Live Science, a espada data de uma época em que os vikings, grupos pagãos originários da Escandinávia, viajaram até as Ilhas Britânicas para saquear, conquistar e negociar com governantes saxões.

Um dos primeiros contatos entre os dois grupos se deu no século 8, após vikings atacarem um mosteiro em Lindisfarne, uma ilha na costa nordeste da Grã-Bretanha, em 793.

+ Espadas viking que podem ligar Odin e Vallhalla são encontradas na Suécia

Após isso, porém, episódios semelhantes ocorreram ao longo dos séculos, especialmente intensos a partir de 835, quando frotas vikings maiores começaram a chegar para combater os exércitos reais. Os monarcas britânicos só reconquistaram o território, gradualmente, ao longo do século 10, unificando a região em um novo reino chamado Englalond.

As incursões vikings, por sua vez, continuaram até meados do século 11, quando ocorreu a Batalha de Stamford Bridge em 1066, que culminou na derrota do rei da Noruega, Harald III Sigurdsson.