Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polônia

Espada milenar, usada pelos vikings, é encontrada em leito de rio na Polônia

‘Perfeitamente preservada’, rara espada da famosa marca 'Ulfberht’ foi encontrada durante drenagem do rio Wisla; saiba mais!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 18/01/2024, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada Ulfberht encontrada em leito de rio na Polônia - Divulgação/Centro esportivo e recreativo Wloclawek
Espada Ulfberht encontrada em leito de rio na Polônia - Divulgação/Centro esportivo e recreativo Wloclawek

Durante um trabalho de drenagem no rio Wisla, na cidade polonesa de Wroclawek, trabalhadores avistaram "um objeto de metal oblongo" saindo do sedimento. Ao explorarem o achado do local, constataram se tratar de uma espada.

+ Espada de 3 mil anos que ‘quase ainda brilha’ é encontrada na Alemanha

A espada, que está "perfeitamente preservada", foi enviada para análise de pesquisadores da Universidade Nicolaus Copernicus em Torún; onde se constatou, através de radiografias, que a arma é datada de antes do ano 950

Espada Ulfberht encontrada em leito de rio na Polônia/ Crédito: Divulgação/Centro esportivo e recreativo Wloclawek

Nela também se descobriu uma inscrição com a famosa marca 'Ulfberht’, que era usada pelos vikings. Segundo reporta o Daily Mail, sabe-se da existência de apenas 170 espadas Ulfberht por toda a Europa. 

A espada viking

Fabricadas em um processo ainda desconhecido, as espadas Ulfberht chamam a atenção por sua lâmina revolucionária de alta tecnologia — conhecida por sua força, flexibilidade e polidez. 

"Esta é uma descoberta extremamente valiosa", apontou Sambor Gawiński, do gabinete de conservação da Cujávia-Pomerânia. "Sabemos que estas chamadas espadas Ulfberht foram produzidas em algum lugar da Europa Central, mas não se sabe exatamente onde".

Elas foram fabricados com métodos muito específicos, utilizando aço carbono e uma composição muito precisa. A quantidade de aço carbono usada foi estritamente definida, tornando a espada muito forte e flexível — sua durabilidade e valor de combate dependiam disso", explicou. 

Como mais de 40 espadas Ulfberht foram encontradas na Noruega, acredita-se que a recente descoberta também possa pertencer à era viking. "Várias teorias foram postuladas e até agora todas as variantes são aceitáveis, mas precisamos de esperar pelos resultados de uma investigação mais detalhada", ressaltou Gawiński

Em entrevista ao portal local Dzień Dobry Włocławek, Wojciech Sosnowski, do departamento de arqueologia do Escritório Provincial para a Proteção de Monumentos em Toruń, disse: "Estamos lidando com um objeto muito delicado e muito valioso".

A espada precisa ser conservada com urgência. A situação é dinâmica, estamos apenas coletando informações sobre este objeto", finalizou.