Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Idade Média

Há 500 anos, pescador de Londres morreu usando botas de couro

O esqueleto do jovem foi encontrado durante a construção de uma nova rede de esgotos na capital britânica

Mariana Ribas Publicado em 05/12/2018, às 12h42 - Atualizado às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto encontrado usava botas de couro - Getty Images
Esqueleto encontrado usava botas de couro - Getty Images

Um homem que viveu em Londres, no século 15, caiu no chão de bruços, perdeu a vida e acabou soterrado por uma grande quantidade de lama. Tinha menos de 35 anos e nunca chegou a ser propriamente enterrado. Foi essa a história que veio a tona durante o trabalho de construção de um túnel de esgotos de 25 quilômetros, que tem o objetivo de despoluir o rio Tâmisa.

À parte o drama, resta uma grande curiosidade: por que, afinal, este homem morreu usando botas de couro de cano longo? Provavelmente a bota era necessária para andar em ambientes de grande umidade. Portanto, a peça, encontrada presa aos pés da ossada, indica que o morto levava uma vida difícil, provavelmente como pescador.

O esqueletoReprodução/MOLA Headland Infrastructure

Segundo os especialistas da empresa responsável pela obra, a bota foi feita para durar. Tinha até um forro, possivelmente um musgo que poderia aumentar o conforto e reduzir a entrada de água. Peças assim era caras e serviam para os pescadores para atravessarem de um lado do rio ao outro. Dificilmente um homem que morresse de causas naturais seria enterrado com elas. O mais provável é que ele  tenha caído no rio, se afogado e o corpo ficado preso ao leito.

O pescador apresentava sinais de artrose e machucados profundos em seus dentes, que podem ter sido causados por movimentos constantes necessários para cortar as cordas de pesca.

A bota no pé do esqueleto Reprodução/MOLA Headland Infrastructure

"À medida que trabalhamos em direção ao nosso objetivo de limpar o Tâmisa, é muito importante reconhecer as lições que podemos aprender com descobertas importantes como essa", comentou Jack Russell, arqueólogo da empresa responsável pelas obras.