Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Esqueleto com prótese de mão de ferro é descoberto na Alemanha

Prótese metálica encontrada com esqueleto revela o avançado 'nível de desenvolvimento médico no século 15'

Redação Publicado em 30/10/2023, às 09h35 - Atualizado em 01/11/2023, às 19h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens do esqueleto e da antiga prótese metálica - Divulgação/Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos
Imagens do esqueleto e da antiga prótese metálica - Divulgação/Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos

Em meio a escavações para a construção de um oleoduto próximo à Igreja de São Jorge, localizada na cidade de Freising, Alemanha, arqueólogos realizaramo achado de uma sepultura de um homem que viveu durante a Idade Média. O mais curioso, porém, foi uma característica peculiar no esqueleto: ele possuía uma antiga prótese de ferro onde existia sua mão.

Conforme informado na última sexta-feira, 27, pelo Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos (BLfD), a "peça metálica revela o nível de desenvolvimento médico no século 15". O esqueleto, vale ressaltar, pertenceu a um homem que morreu com idade entre 30 e 50 anos, por volta 1450 a 1620.

+ Na Itália, dispositivo inovador de prótese de mão permite paciente sentir frio e calor

Segundo a Revista Galileu, alguns vestígios descritos acerca do esqueleto — como a ausência de partes dos seus dedos da mão esquerda — sugerem que o homem teve o membro amputado. O que restava da mão original era somente o polegar.

As reproduções dos dedos estão levemente curvadas e paralelas umas às outras", descreve o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Arqueológico do BLfD, Walter Irlinger, em comunicado. "Provavelmente, a prótese era amarrada ao coto da mão com tiras."

A prótese metálica aparentemente era revestida com couro no passado, e a parte interna dos dedos tinha um tecido de dobra. Porém, a forma como o homem teria perdido parte de sua mão, e como e para quê servia a prótese, ainda não foi esclarecido pelos cientistas.

Visão interna de prótese de mão de ferro medieval encontrada na Alemanha
Visão interna de prótese de mão de ferro medieval encontrada na Alemanha / Crédito: Divulgação/Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos

Preocupação com amputados

Ainda conforme descrito pelo Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos, aproximadamente 50 próteses semelhantes, datadas do final da Idade Média ao início da Idade Moderna, já foram encontradas na Europa Central. Algumas inclusive sendo mais complexas que a encontrada recentemente — a mais conhecida foi utilizada pelo cavaleiro imperial alemão Götz von Berlichingen, a partir de 1530, quando perdeu a mão direita para um tiro de canhão no cerco de Landshut.

A cidade de Freising, por sua vez, serviu como sede de bispos e posteriormente tornou-se um estado independente, conquistando bastante influência no passado. Porém, ela foi palco de ofensivas militares na época, e por isso provavelmente ocorreu um aumento no número de amputações e na demanda de próteses.