Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Italiano

Esquiador italiano sobrevive a avalanche por 23 horas: ‘Milagre’

O esquiador conseguiu sobreviver a uma quantidade incrível de horas soterrado em neve e os médicos se surpreenderam com estado físico

Isabelly de Lima Publicado em 26/03/2024, às 11h50 - Atualizado às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O esquiador italiano que sobreviveu a avalanche - Arquivo pessoal
O esquiador italiano que sobreviveu a avalanche - Arquivo pessoal

A história de sobrevivência de um esquiador italiano após ser soterrado por uma avalanche nos Alpes está deixando médicos e especialistas perplexos. Carluccio Sartori, de 54 anos, escapou milagrosamente de uma situação que parecia retirada de um filme de ação.

Nem mesmo os médicos conseguem explicar como isso é possível”, contou Carluccio Sartori ao Newsflash. “Eu deveria ter morrido após as primeiras oito ou dez horas”.

O incidente ocorreu durante uma expedição nas montanhas Val Badia, no Tirol do Sul, Itália, em janeiro de 2023. Sartori ficou preso sob toneladas de neve por incríveis 23 horas, enquanto as temperaturas despencavam para gélidos -15°C.

Quando finalmente foi resgatado, os médicos ficaram chocados com sua condição. Apesar de sofrer fraturas e queimaduras nas mãos e nos pés, sua resistência física surpreendeu a todos. Ele não apenas sobreviveu, mas também recuperou a capacidade de andar e até voltou a esquiar, apenas 14 meses após o acidente.

O esquiador Carluccio Sartori - Arquivo pessoal

Os especialistas estão intrigados com os detalhes de sua sobrevivência. Sartori foi encontrado consciente, com uma temperatura corporal de 23 graus Celsius, um sinal preocupante de hipotermia grave. Ele atribui sua resiliência mental e física à sua determinação e força de vontade.

Meu pé direito teve pequenos problemas, mas está se recuperando”, contou ele. “Tenho alguns problemas com a mão direita, mas fora isso estou bem. [...] Pratico esportes, pratico mountain bike, mas não sou fanático por alimentação saudável”, explica. “Não fumo, é verdade, mas de vez em quando bebo vinho e cerveja”.

Momento de sobrevivência

Durante seu período sob a neve, Sartori concentrou-se em manter-se vivo, evitando pensamentos sobre sua família para não perder o foco. Ele descreveu sua luta para respirar e até mesmo escavar um buraco para garantir uma fonte mínima de oxigênio.

Sua resistência não passou despercebida. A rápida ação da equipe de resgate, combinada com a sua própria determinação, salvou sua vida. Desde então, Sartori retomou suas atividades ao ar livre, mas reconhece que a experiência mudou sua perspectiva sobre o risco e a vida.

“Eu sabia que não deveria desistir, não deveria adormecer; caso contrário, teria sido o fim de tudo”, falou ele para o canal local Ansa, segundo o NY Post.