Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / 'Milagre nos Andes'

'Milagre nos Andes': Veja as diferenças entre A Sociedade da Neve e Vivos

Lançados em diferentes épocas, A Sociedade da Neve e Alive retratam uma das maiores tragédias aéreas da história da aviação

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 16h53 - Atualizado em 18/01/2024, às 23h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas do filme 'A Sociedade da Neve' e 'Vivos' - Divulgação e Divulgação/Netflix
Cenas do filme 'A Sociedade da Neve' e 'Vivos' - Divulgação e Divulgação/Netflix

Uma das maiores tragédias da história da aviação ocorreu em 13 de outubro de 1972. Naquele dia, há mais de 50 anos, um avião que levava a equipe de rugby uruguaia 'Old Christians Club', do Uruguai até o Chile, colidiu com uma montanha na Cordilheira dos Andes. Além dos esportistas, o voo também levava familiares e amigos, com um total de 45 passageiros.

Isolado de tudo e todos, os sobreviventes precisaram encarar baixas temperaturas, a fome e o medo de um resgate que parecia impossível a cada dia que resistiam. De tão chocante, o filme inspirou o filme 'A Sociedade da Neve', lançado pela Netflix. Do diretor Antonio Bayona, o longa é uma adaptação do livro mesmo nome lançado pelo jornalista Pablo Vierci. No entanto, não é a primeira vez que a história é levada para as telas.

Em 1993, o mundo presenciou o lançamento de 'Vivos', filme dirigido por Frank Marshall. Norte-americana, a produção ficou marcada por apresentar o acidente e resgate dos sobreviventes. O roteiro é uma adaptação do livro 'Milagre nos Andes', de Piers Paul Read. Já o elenco apresenta nomes como Ethan Hawke e John Malkovich. 

No entanto, embora os filmes sejam baseados na mesma história, apresentam diferenças curiosas. Abaixo, reunimos as principais. Confira!

1. A história

Como explicado, 'Vivos' (1993) e a 'A Sociedade da Neve' (2023) apresentam, de fato, a mesma história ao retratar o acidente de avião ocorrido há mais de 50 anos. No entanto, explica o Screen Rant, o filme de Frank Marshall tem como foco o momento em que Nando e Roberto Canessa, sobreviventes, decidem deixar o local do acidente em busca de ajuda.

Após mais de 10 dias de caminhada, eles foram responsáveis por fazer com que a Força Aérea Chilena pudesse localizar os outros colegas que esperavam na montanha. 

o filme de Antonio Bayona tem como foco o desenrolar da história enquanto as vítimas esperavam por ajuda na área isolada. Além disso, como fica claro no filme, a ideia também era dar voz aos mortos do acidente, que durante anos foram ignorados.


2. Numa 

O personagem 'Numa' em 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

No filme lançado pela Netflix, quem narra a história é Numa Turcatti, o último a falecer enquanto aguardava o resgate. Enquanto no filme atual ele acaba dando voz aos mortos da tragédia, a história de 'Vivos' é contada através de Carlitos Páez, um dos sobreviventes.


3. Elenco

Outra diferença curiosa nos filmes, é que 'Vivos' apresenta um elenco formado, em maior parte, por atores americanos e canadenses encenando a história real de uruguaios. 'A Sociedade da Neve', por outro lado, conta com atores argentinos e uruguaios, ou seja, um elenco exclusivamente sul-americano.


4. Passageiros

Muitos dos passageiros da tragédia aérea ficaram de fora do filme 'Vivos'. É o caso de Gaton Costemalle, Alexis Hounie, Guido Magri, Felipe Maquirriain e Julio Martinez-Lamas, explica o Screen Rant. Já no filme recente, apesar de pequenas alterações, a maioria dos passageiros, vítimas e sobreviventes da história são mencionados ao decorrer da produção.


5. Nomes

Cena do filme 'Vivos' (1993) - Divulgação

Enquanto 'A Sociedade da Neve' mostra os nomes de todos os passageiros e sobreviventes, os nomes das vítimas não são exibidos em 'Alive'. Com essa alteração, por exemplo, o personagem Numa Turcatti, importante para o longa de 2023, não aprece no filme de 1993.


6. O final

Em 'Vivos', o filme acaba no momento em que os personagens são, finalmente, resgatados. Já 'A Sociedade da Neve' ainda explora, mesmo que rapidamente, alguns dos momentos que se seguiram após o grupo deixar o local isolado, como o assédio midiático e a entrada no hospital.