Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Esta é a 1ª vez que Elizabeth II não nomeará primeira-ministra em Londres

Liz Truss foi eleita premiê do Reino Unido ontem, 5, substituindo Boris Johson

Redação Publicado em 06/09/2022, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II sentada ao trono - Getty Images
Rainha Elizabeth II sentada ao trono - Getty Images

A rainha Elizabeth II não deve receber Liz Truss, eleita primeira-ministra do Reino Unido ontem, 5, em Buckingham, Londres, como de costume. A recepção deverá ocorrer, pela primeira vez, em Balmoral, informou um porta-voz do palácio.

A fonte explicou que a nomeação será uma estreia histórica no reinado de 70 anos da monarca porque, caso ela esteja enfrentando problemas de mobilidade episódicos, existiria a necessidade de arranjos alternativos em último minuto para a viagem.

Para evitar que a rainha tivesse de fazer um trajeto de ida e volta de cerca de 1,6 mil quilômetros da Escócia até Londres, a decisão foi tomada para que as duas pudessem se encontrar em Balmoral.

À CNN Internacional, o porta-voz mencionou “problemas de mobilidade episódicos” de Elizabeth, mas não comentou detalhes sobre seu estado de saúde, justificado pela confidencialidade dos pacientes.

Problemas de saúde

Essa não é a primeira vez que eventos importantes do Reino Unido são alterados para o conforto da monarca, que vem enfrentando problemas de saúde contínuos desde o ano passado, quando foi brevemente internada em outubro.

A nobre perdeu, em maio, a abertura estadual do parlamento e a assinatura de projetos de lei parlamentares, e teve dificuldade em frequentar as comemorações do Jubileu de Platina em junho que celebravam os 70 anos de seu reinado.