Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Beethoven

Estudo investiga se musicalidade de Beethoven estava nos genes do compositor

Estudo publicado na última segunda-feira, 25, na revista Current Biology examinou o genoma do renomado compositor alemão Ludwig van Beethoven

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/03/2024, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O compositor Ludwig van Beethoven - Wikimedia Commons/Joseph Karl Stieler
O compositor Ludwig van Beethoven - Wikimedia Commons/Joseph Karl Stieler

Em um artigo publicado na última segunda-feira, 25, na revista Current Biology, um grupo de cientistas examinou o genoma do compositor Ludwig van Beethoven, com objetivo investigar sua predisposição musical.

“Nós calculamos a ‘pontuação poligênica’ – um indicador para a predisposição genética individual de uma pessoa para uma característica ou um comportamento – para a habilidade de sincronização de batida, que está relacionada à musicalidade”, explicou em um comunicado a pesquisadora Laura Wesseldijk, dos Institutos Max Planck de Estética Empírica (MPIEA) em Frankfurt, na Alemanha.

De acordo com o portal Galileu, o estudo foi conduzido com base em sequências de DNA obtidas de um estudo realizado em 2023, que utilizou fios de cabelo de Beethoven para investigar seu material genético.

Além de calcular a pontuação poligênica, os cientistas compararam esses dados com informações genotípicas de cerca de 14 mil indivíduos disponibilizadas pelo Instituto Karolinska, na Suíça, e pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Para a surpresa dos pesquisadores, Beethoven apresentava uma pontuação poligênica para musicalidade considerada comum. Sua pontuação ficou no nono percentil da amostra populacional do Instituto Karolinska e no décimo primeiro percentil da amostra populacional da Universidade de Vanderbilt, um resultado relativamente modesto.

Entretanto, é importante ressaltar que essa descoberta não diminui a genialidade musical do artista. Pelo contrário, esse descompasso entre sua pontuação poligênica e sua notável capacidade musical oferece uma lição valiosa.

Isso mostra, por exemplo, que você deve ser cético caso uma pessoa alegue que ela pode usar um teste genético para determinar, de maneira confiável, se a sua criança será musicalmente dotada – ou especialmente talentosa em outra área de comportamento”, disse o pesquisador Simon Fisher.

Limitações

De acordo com a Galileu, a equipe também ressaltou algumas limitações do estudo. Embora as características genéticas possam influenciar habilidades humanas, como as musicais, a pontuação poligênica para a habilidade de sincronização rítmica pode não estar diretamente correlacionada com a criatividade musical que serviu de base para as composições de Beethoven.

Além disso, é fundamental destacar que a previsão de comportamentos com base na pontuação poligênica pode ser útil em grandes amostras populacionais, mas individualmente, essa ferramenta ainda é imprecisa.

É essencial ter em mente que traços humanos, incluindo habilidades musicais, não são determinadas apenas por genes ou pelo ambiente, mas construídas a partir de uma complexa interação entre eles”, afirmaram os autores no artigo.
As influências genéticas, como aquelas capturadas pela pontuação poligênica, são probabilísticas, e não causas determinísticas que moldam o futuro de um indivíduo”, concluem.

+ Confira aqui o estudo completo.