Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

EUA: autoridades pedem auxílio da população na busca por jato perdido

Após perceber defeitos abordo, o piloto se ejetou, deixando a aeronave em “modo zumbi” no céu americano

Redação Publicado em 18/09/2023, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um caça F-35 - Reprodução/Pexels/Pixabay
Imagem ilustrativa de um caça F-35 - Reprodução/Pexels/Pixabay

No último domingo, 17, um piloto se ejetou de um jato F-35 na região da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Agora, os militares pediram a ajuda da população na busca da aeronave, que se manteve no ar sem deixar vestígios. 

A procura do caça Lightning II foi confirmada pela Base Conjunta de Charleston em suas redes sociais. As autoridades também esclareceram que o piloto, cujo nome não foi divulgado, aterrissou em segurança em uma área residencial, recebeu cuidados médicos e se encontra estável. 

Conforme repercutido pelo portal O Globo, o jato F-35, um dos mais valiosos e modernos do mundo, foi projetado para ser “invisível” a radares inimigos. Durante o voo, o piloto teria percebido um defeito a bordo e se ejetado, deixando a aeronave em “modo zumbi”.

Antes de deixar o caça de paraquedas, o comandante acionou a função de piloto automático. Lembrando que o F-35 é programado para voar por 1.900 milhas (cerca de 3 mil quilômetros) sem supervisão, dificultando as buscas pela aeronave. Além disso, não se sabe a quantidade de combustível disponível no tanque no momento da ejeção. 

Esforço coletivo

As autoridades americanas também afirmaram que o transpônder (dispositivo de comunicação remota) não está operando normalmente por razões desconhecidas. Assim, eles pediram auxílio da população na busca pelo jato. 

Uma investigação sobre o ocorrido também está em andamento. O acidente foi classificado como um “mishap”, designado para casos que “resultam em morte, ferimentos, doença ou danos materiais”, afirmou o jornal Washington Post.