Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Cidade fantasma

Bodie, a cidade que parou no tempo nos Estados Unidos

O povoado permanece até hoje da maneira como era no século 19, antes de ser abandonado por seus habitantes

Ingredi Brunato Publicado em 16/07/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Bodie - Divulgação/ Parque Histórico Estatal de Bodie
Fotografia de Bodie - Divulgação/ Parque Histórico Estatal de Bodie

Em 1859, um homem conhecido como William S. Bodey teria descoberto ouro em uma região do estado norte-americano da Califórnia, nos EUA. A notícia correu pelo país, de forma que, quando pessoas começaram a ser atraídas ao local pela promessa de enriquecer realizando a mineração do metal precioso, foi fundada em sua homenagem a cidade de Bodie

O local foi habitado entre 1861 — quando era povoado por apenas cerca de 20 mineiros, conforme informa o site oficial da cidade — e 1882. Em 1880, aliás, durante seu auge, teria por volta de 8 ou 10 mil moradores. 

Fotografia antiga de Bodie / Crédito: Divulgação/ Parque Histórico Estatal de Bodie 

Assim, a certa altura do século 19, Bodie fervilhava de vida. Além de contar com um moinho e com as casas, assim como uma escola e uma igreja, ela chegou a ter 65 bares, e ainda bordéis, casas de jogos e antros de ópio que também caracterizavam o cenário noturno, destinado a entreter os trabalhadores cansados de passar o dia minerando ouro. 

Longe de ser pacata, a cidade também era palco de mortes devido a brigas ou exagero no consumo de álcool — a ponto de ser costumeiro entre os habitantes perguntar durante as manhãs se algum homem havia morrido ao longo da noite anterior, também de acordo com o site. 

Eventualmente, porém, o ouro da região se esgotou, de forma que o local perdeu seu apelo para a maioria dos moradores. As famílias que haviam se assentado ali, portanto, foram abandonando Bodie aos poucos, até que ela se tornasse oficialmente uma cidade 'fantasma' em 1915.  

Um detalhe curioso, aliás, é que muitos dos antigos habitantes deixaram para trás os pertences em suas residências e nos comércios, de forma que não é apenas a arquitetura dali que permanece intocada desde o século 19, mas também os móveis, decorações e produtos presentes em armários. 

Prateleiras de uma mercearia de Bodie / Crédito: Divulgação/ Parque Histórico Estatal de Bodie 

Preservação 

Já em 1962, o governo dos Estados Unidos decidiu transformar o lugar em um patrimônio cultural nacional, o rebatizando de Parque Histórico Estatal de Bodie. Assim, as ruínas vêm sendo preservados desde então, sendo inclusive abertas para visitação do público durante a primavera, outono e verão (no inverno, as rodovias que levam à região são interditadas pela neve). 

Segundo informado pelo portal do condado de Mono, na Califórnia, é cobrada uma taxa na entrada do parque para os interessados em contemplar e fotografar as cerca de 200 construções de madeira. Outro detalhe importante é que não existem estabelecimentos vendendo comida, então é recomendado que os visitantes tragam seus próprios alimentos.

Fotografias mostrando interior de uma casa / Crédito: Divulgação/ Parque Histórico Estatal de Bodie 

"Certifique-se de levar água e lanches leves, pois não há serviços no Parque (banheiros estão disponíveis). Também recomendamos trazer protetor solar, chapéu e jaqueta (mesmo no verão)! Bodie está localizada em uma altitude elevada — 8.375 pés — e o clima pode ser mais extremo. Há também serviço de celular limitado", diz o site.