Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Aborto

EUA: Restrições do aborto geraram mais suicídios entre mulheres, sugere estudo

Pesquisa publicada na semana passada estabeleceu conexões entre os dois acontecimentos; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 03/01/2023, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ 1388843
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ 1388843

Um estudo publicado na última quarta-feira, 28, sugere que exista uma conexão entre a adição de restrições na legislação relativa ao aborto e o número de suicídios realizados por mulheres em idade reprodutiva nos Estados Unidos nas últimas décadas. 

Isso, pois, entre 1974 e 2016, mais de 1.300 modificações de caráter restritivo foram feitas na Regulamentação de Provedores de Aborto (cuja siga em inglês é 'TRAP'),tornando a obtenção do procedimento cada vez mais difícil para as norte-americanas que o buscavam. 

A pesquisa, que foi divulgada na revista científica "JAMA Psychiatry", identificou neste período um aumento de 6% na taxa anual de mulheres que tiravam suas vidas em território norte-americano. Os dados foram comparados com aqueles dos anos anteriores. 

Crise nacional 

Conforme estatísticas do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o suicídio é segunda causa de morte mais comum entre mulheres norte-americanas na faixa dos 20 aos 24 anos, e a terceira causa para aquelas entre 24 e 34. 

Assim, qualquer mudança legislativa que aumente esses dados é vista como motivo de "preocupação clínica" para os pesquisadores, que destacam a necessidade de mais recursos que ofereçam "apoio e cuidado mental" para a população feminina do país. 

Contexto

O estudo, vale mencionar, foi feito pouco depois da Suprema Corte dos Estados Unidos ter tomado, em junho de 2022, a decisão de revogar a lei federal Roe v. Wade, que autorizava a realização de abortos na nação. 

Essa revogação deixou a proibição ou autorização do procedimento a cargo do governo de cada estado do país, de forma que, agora, muitas mulheres estadunidenses precisam viajar para outras partes do território a fim de realizar a interrupção de gestações indesejadas, o que exige recursos financeiros, dificultando o processo como um todo. 

+ Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.