Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

EUA: Último sobrevivente do ataque a Pearl Harbor morre aos 102 anos

Lou Conter era o último sobrevivente do encouraçado USS Arizona, que afundou após o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941

Éric Moreira Publicado em 02/04/2024, às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lou Conter em 2015 - Getty Images
Lou Conter em 2015 - Getty Images

Na segunda-feira, 1º de abril, a instituição de caridade Pacific Historic Parks, que homenageia as vítimas do ataque à base militar americana de Pearl Harbor, de 7 de dezembro de 1941, informou a morte de Lou Corter, último sobrevivente deste importante evento para a história dos Estados Unidos.

Segundo o UOL, ele tinha 102 anos, e era apenas um jovem oficial de 20 anos quando sofreu o ataque. Na época um oficial da Marinha, ele ajudou a resgatar seus colegas após o bombardeio surpresa, que matou mais de 2 mil soldados americanos.

+ 82 anos após Pearl Harbor: Os relatos de um sobrevivente do bombardeio

Esta é uma perda comovente", compartilhou Aileen Utterdyke, presidente e diretora-executiva da Pacific Historic Parks, em anúncio no Facebook. "Lou Conter personificou o que significava pertencer à Geração Grandiosa, americanos cujo valor coletivo, conquistas e sacrifícios salvaram o nosso país da tirania."

"Ele teve uma carreira exemplar na Marinha e foi firme em implorar às escolas, aos pais e aos americanos comuns que sempre se lembrassem de Pearl Harbor", detalhou, por fim, no comunicado. Também informa que a morte se deu na própria residência de Conter, em Grass Valley, na Califórnia, junto de sua família.

Lou Conter em 2017 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Ataque de Pearl Harbor

Ocorrido em 7 de dezembro de 1941, o Ataque de Pearl Harbor foi um ataque militar surpresa da Marinha Japonesa a uma base militar americana no Havaí, que danificou a maior parte da frota naval que estava por ali, além de ter vitimado mais de 2 mil soldados, dos quais, mais de 1.100 estavam a bordo do USS Arizona.

Porém, o mais marcante do evento é que ele foi o estopim para os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial. Foi então que a Alemanha Nazista começou a perder parte de seus territórios, o que culminaria no fim da guerra poucos anos depois, em 1945.

Na guerra, Conter tornou-se piloto, tendo sido derrubado duas vezes. Ele também voou em missões de combate na Coreia, e foi o responsável pela criação do primeiro programa de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração (SERE) da Marinha, que ensina a sobreviver e a "retornar com honra" dos cenários mais complicados possíveis. Ele também foi assessor militar dos presidentes Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson.