Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curió

Ex-coronel da ditadura militar, Curió morre aos 87 anos

Curió atuou na guerrilha do Araguaia e também foi deputado federal

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/08/2022, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Curió durante aparição, no Palácio do Planato - Divulgação / Youtube / Rede TVT
Curió durante aparição, no Palácio do Planato - Divulgação / Youtube / Rede TVT

O ex-militar e ex-deputado federal Sebastião Rodrigues de Moura morreu nesta quarta-feira, 17, aos 87 anos, em Brasília. Ele é mais lembrado por seu papel no combate da guerrilha do Araguaia, nos anos 1960 e 1970.

Ele foi internado no início da semana e acabou sofrendo uma falência múltipla de órgãos. Conhecido como Curió, o ex-militar atuou nessa área entre 1952 e 1982, ano em que foi reformado.

Durante a “Guerrilha do Araguaia”, o então major foi acusado de ter um papel de destaque na ação, principalmente nas sessões de tortura contra os guerrilheiros, sendo o líder de muitas delas.

Papel político

Anos depois de seu papel na ditadura, Curió foi deputado federal nos anos 1980 e também interventor federal no oeste do Pará, durante a alta demanda de mineração na Serra Pelada. De acordo com dados do Portal da Transparência, nos últimos anos, Sebastião vivia em Brasília, recluso, recebendo uma aposentadoria de R$ 26,7 mil.

No início da pandemia, ele realizou uma rara aparição, para visitar o presidenteJair Bolsonaro. O texto do Planalto que detalhou o encontro exaltou o papel do militar na morte de guerrilheiros e, por isso, o texto foi retirado do ar a pedido da Justiça, segundo informações do portal O Antagonista.

Curió durante encontro com Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação / Youtube / Jovem Pan News