Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Experimento científico ensina papagaios a fazerem chamadas de vídeo

Animais que participaram de pesquisa aprenderam a ligar uns para os outros e acabaram fazendo amigos virtuais

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 25/04/2023, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Volodymyr Zelensky - Divulgação / Matthew Modoono / Northeastern University
O presidente Volodymyr Zelensky - Divulgação / Matthew Modoono / Northeastern University

Um recente experimento científico realizado por pesquisadores da Universidade do Nordeste, em Boston, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Glasgow, ensinou papagaios a se comunicarem entre si através de chamadas de vídeo. Dezoito pássaros foram selecionados para o estudo, sendo que quinze completaram todos os testes e realizaram 147 conversas por telefone.

Como explicou o portal de notícias G1, duas araras que praticamente nunca haviam visto outro membro da espécie durante suas vidas, acabaram se tornando amigas próximos e até cantaram e dançaram juntas através da tela. Segundo o relatório do estudo, elas diziam coisas como "Oi! Venha aqui! Olá!" quando uma deles saía do quadro da tela do celular.

Resultados

Os resultados indicam que as chamadas de vídeo podem ajudar a melhorar o bem-estar dos papagaios em cativeiro, permitindo que eles se aproximem da comunicação com outras aves que eles fariam caso estivessem na natureza. Isso é especialmente importante, pois a espécie é domesticada de maneira diferente e muito mais recente do que cães e gatos.

Ensinando as aves

Os cuidadores dos papagaios receberam instruções da equipe de cientistas e ensinaram os pássaros a tocarem uma campainha para indicar que desejavam fazer uma chamada de vídeo. É importante destacar que os animais tinham a liberdade de decidir se queriam ou não fazer as chamadas, e não recebiam comida como recompensa.

Durante as sessões coordenadas de três horas, cada ave podia iniciar até duas chamadas com duração de até cinco minutos cada uma, tocando a tela do tablet com o bico. Nesse momento, elas passavam a observar fotos de amigos para os quais poderiam ligar. As chamadas eram interrompidas em caso de medo ou agressão.

Foi possível notar, ao longo do experimento, que os pássaros mais populares eram aqueles que iniciavam mais chamadas de vídeo. Os pesquisadores também ressaltaram que algumas aves acabaram se apegando aos cuidadores humanos do outro lado da tela.

Para a pesquisadora Rébecca Kleinberger, esses momentos são importantes porque podem melhorar a qualidade de vida dos papagaios que vivem em cativeiro. Ela ressalta que não é possível torná-los tão felizes quanto ficariam na natureza, mas que o objetivo é ajudar aqueles que já estão em cativeiro.