Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Raios gama

Explosão de raios gama é detectada por cientistas

A explosão dos raios gama foi relatada como uma das mais brilhante já vista no espaço

Redação Publicado em 29/03/2023, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do espaço - Getty Images
Imagem ilustrativa do espaço - Getty Images

Recentemente, por meio do auxílio dos satélites da agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, foi detectado no espaço uma explosão de raios gama que é considerada a mais brilhante já vista.

Segundo os dados apurados pela BBC e repercutidos pelo G1, a explosão teria ocorrido há aproximadamente dois bilhões de anos-luz da Terra, e chegou a iluminar grande parte da galáxia. 

No Reino Unido, especialistas da Universidade de Leicester, dizem que esses raios foram cerca de dez vezes mais brilhante do que outros raios detectados anteriormente. O evento foi relatado no dia 9 de outubro do ano passado. 

A explosão

Batizada oficialmente de GRB 221009A, a explosão recebeu o apelido de “Brightest Of All Time” (BOAT). A nomeação veio de trabalhadores da missão Swift. 

Além disso, Phil Evans, um dos astrônomos especializado em raios X que lidera o projeto dentro da universidade, disse que ver a explosão "foi muita sorte".

Estimamos que eventos tão brilhantes ocorram aproximadamente uma vez a cada mil anos. Ao estudar a evolução deste GRB incrivelmente brilhante em detalhes, podemos aprender muito sobre a física de uma onda de choque", comentou Phil na ocasião.

Segundo dados da Universidade de Leicester, as explosões de raios gama são consideradas as mais violentas do Universo