Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Exposição

Exposição com artefatos da Itália pré-romana chega a São Paulo

Exposição 'Formas e Cores da Itália Pré-romana. Canosa Di Puglia', que conta com relíquias arqueológicas, terá entrada gratuita; confira detalhes!

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 19/03/2024, às 13h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exposição contará com artefatos datados da época pré-romana - Divulgação
Exposição contará com artefatos datados da época pré-romana - Divulgação

A cidade de São Paulo recebe, a partir da próxima semana, a exposição 'Formas e Cores da Itália Pré-romana. Canosa Di Puglia', que reúne peças arqueológicas originais da época pré-romana pertencentes à cultura Daunia (IV e II século a.C.). Os artefatos estarão disponíveis para visitação na sede do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IICSP), em Higienópolis, entre 28 de março e 8 de junho.

Os materiais provêm, em sua maioria, dos depósitos dos museus arqueológicos das mais importantes cidades de Apúlia, Bari e Taranto, além da própria Canosa – onde ainda nos dias de hoje é possível visitar os sítios em que algumas peças foram encontradas. A exposição tem curadoria assinada por Massimo Osanna, Diretor Geral dos Museus do Ministério da Cultura italiano, e Luca Mercuri.

A visitação poderá ser feita de segunda-feira a sábado, das 9h às 12h30, e de 13h30 às 19h. A exposição está localizada na Avenida Higienópolis, 436, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Pela primeira vez no Brasil

Esta é a primeira vez que armaduras, joias, cerâmicas, acessórios matrimoniais, ornamentos e outros importantes artefatos arqueológicos são expostos no país.

A realização da exposição faz parte di programa de valorização e promoção do patrimônio cultural italiano no exterior Il racconto della bellezza (Narrar a beleza), fruto da colaboração conjunta entre a Direção Geral dos Museus do Ministério da Cultura (MIC) e a Direção Geral da Diplomacia Pública e Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI), rede da qual fazem parte os Institutos Italianos de Cultura.

Para a abertura, o IICSP receberá Luca Mercuri, um dos curadores da exposição, além de Elisabetta Scungio, historiadora da arte (Ministério da Cultura da Itália - MiC), Anita Rocco, Diretora do Museu Arqueológico Nacional de Canosa di Puglia (MiC), e Savino Gallo, Diretor do Parque Arqueológico de Monte Sannace.

A exposição

Antes da unificação ocorrida sob o domínio de Roma, a península italiana era habitada por povos bastante diferentes entre si do ponto de vista cultural. Na Apúlia, desde a segunda metade do VII século a.C., conviviam os colonos gregos que haviam fundado Taranto algumas dezenas de anos antes, os Messapi no sul da região, os Peucezi no centro e os Dauni na parte mais setentrional.

A exposição ilustra os traços peculiares da cultura desses últimos, os Dauni, através de artefatos arqueológicos provenientes de um dos principais centros da região, a área da atual Canosa di Puglia. Aqui, entre o IV e o II século a.C., os príncipes, personalidades das elites locais, eram sepultados em tumbas de família, escavadas no tufo local, os hipogeus, com ricos acessórios funerários que ostentavam, diante da comunidade, os seus status econômico e cultural.

Os artefatos selecionados fazem parte dos depósitos do Museu Arqueológico Nacional de Canosa di Puglia e do Museu Arqueológico Nacional de Taranto (MArTA), mas também dos depósitos da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem das províncias de Foggia e Barletta-Andria Trani, do Museu Arqueológico de Santa Escolástica e da Superintendência Nacional para os Bens Culturais Subaquáticos com sede em Taranto.

A exposição é organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo em colaboração com a Direção Geral dos Museus do Ministério da Cultura (MIC) e a Direção Geral da Diplomacia Pública e Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI).