Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Extraído da África do Sul, maior diamante branco do mundo vai a leilão

A pedra preciosa recordista será vendida por valor surpreendente

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/05/2022, às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias do diamante - Divulgação/ Christie's
Fotografias do diamante - Divulgação/ Christie's

Na próxima quarta-feira, 11, a casa de leilões Christie's, que fica localizada na cidade suíça de Genebra, irá colocar o maior diamante branco do mundo à venda. 

A gema em formato de pera, que possui nada menos que 228,31 quilates e é apelidada de "The Rock" (ou "A Pedra", em português), será leiloada por uma quantia estimada em 30 milhões de dólares (o que equivale a 154 milhões de reais). 

Extraído da África do Sul, o diamante é considerado particularmente raro não apenas por seu tamanho, mas também pelo formato simétrico: 

"Muitas vezes, com essas pedras maiores, elas sacrificam parte da forma para manter o peso. Esta é uma forma perfeitamente simétrica em forma de pêra e... uma das gemas mais raras já vendidas em leilão”, afirmou Max Fawcett, especialista em joias da Christie's, em uma entrevista à Reuters. 

Filantropia

Um detalhe interessante a respeito do leilão é que parte de seus lucros serão doados para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), onde os recursos serão usados para ajudar pessoas que ficaram sem acesso à água potável após situações de guerra. O ato filantrópico já é parte da tradição da Christie's.