Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Falsa pensionista

Falsa pensionista: mulher é presa após causar prejuízo de R$ 1 milhão ao INSS

A mulher foi presa na última segunda-feira, 16, no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 17/01/2023, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartões de banco, celular e documentos encontrados com mulher - Divulgação / Polícia Federal
Cartões de banco, celular e documentos encontrados com mulher - Divulgação / Polícia Federal

APolícia Federal (PF) prendeu, na última segunda-feira, 16, uma mulher acusada de fraude. De acordo com as autoridades, ela, quem seria uma falsa pensionista, teria recebido quase um milhão de reais do INSS desde 2001.

A suspeita, que não teve o nome revelado, foi encontrada dentro de uma agência bancária na Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela se passava por uma outra pessoa, que teria direito apensão por morte.

A polícia apreendeu, junto com a falsa pensionista, um telefone celular, seis cartões magnéticos, além de papéis em nome de outras três mulheres, segundo informações do portal de notícias g1. Ela foi levada para a sede da PF, na Zona Portuária, e agora deve responder por tentativa de estelionato.

De acordo com a fonte, a ação da Polícia Federal contou com o apoio do Núcleo Estadual de Inteligência da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência, e do setor de Segurança Corporativa do Bradesco.

Prejuízo poderia ser maior

Segundo a investigação do caso, a prisão da suspeita evitou um prejuízo ainda maior. Considerando a idade da mulher e expectativa de vida definida pela Tábua de Mortalidade do IBGE, a falsa pensionista poderia embolsar mais R$ 879 mil indevidamente.