Notícias » Arqueologia

Ferramentas de 12.000 anos podem fazer revelação sobre Neandertais

Os restos foram revelados na ilha da Dinamarca

Ingredi Brunato Publicado em 21/10/2020, às 14h56

Fotografia de local de escavações
Fotografia de local de escavações - Divulgação/ Museu Nacional Dinamarquês

Na ilha da Zelândia, Dinamarca, escavações realizadas recentemente revelaram ferramentas de 12.000 anos que podem ter sido confeccionadas por Neandertais. A descoberta é inédita: a ilha fica a 48 quilômetros da costa do continente, indicando que os hominídeos teriam que ter navegado para chegar lá. 

As escavações foram realizadas por arqueólogos de dois museus dinamarqueses, e revelaram pedras de sílex e cascas de mexilhões que teriam sido raspadas até se tornarem lâminas afiadas. 

Fotografia de uma das pedras encontradas  Crédito: Divulgação/ Museu Nacional Dinamarquês 

 

“Achei que não iríamos encontrar absolutamente nada, mas na verdade achamos algumas pedras que têm possíveis vestígios de terem sido trabalhadas humanamente, e isso por si só é incrível. Se descobrirmos que essas pedras foram trabalhadas por Neandertais, podemos reescrever a história dinamarquesa e ela terá repercussão em todo o mundo”, comentou Lasse Sørensen, o chefe de pesquisa do Museu Nacional Dinamarquês, segundo divulgado pelo DailyMail

O especialista falou em reescrever a história dinamarquesa porque uma das implicações do achado é que os Neandertais teriam chegado ao país 80.000 anos antes do Homo sapiens colocar seus pés na Europa.

O próximo passo do estudo, para confirmar essa hipótese, incluirá uma análise mais aprofundada dos artefatos e do solo próximo de seus locais de encontro.