Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Turquia

O que explica o histórico da Turquia com terremotos?

A Turquia foi abalada por terremotos nesta última madrugada

Redação Publicado em 06/02/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros do Terremoto na Turquia - Reprodução/Vídeo
Registros do Terremoto na Turquia - Reprodução/Vídeo

Deixando construções destruídas e mais de 1.400 mortos, a Turquia foi abalada um por tremor de magnitude 7,8 nesta segunda-feira, 6. O terremoto afetou uma cidade localizada na região central e próxima da fronteira com a Síria. 

"Vamos trabalhar juntos para ajudar todos os atingidos por este desastre, muitos dos quais já estavam em extrema necessidade de ajuda humanitária", afirmou António Guterres, secretário-geral da ONU. 

Joe Biden,presidente dos EUA, também se manifestou após o cenário de caos e desespero que toma conta da Turquia no momento. "Nossas equipes estão se mobilizando rapidamente para começar a apoiar os esforços turcos de busca e resgate e atender às necessidades dos feridos e deslocados pelo terremoto", afirmou o presidente em comunicado emitido pela Casa Branca.

No entanto, não é a primeira vez que a Turquia é abalada por terremotos. Em 1939, o tremor de Erzincan deixou 33 mil mortos. Já Em 1999, o país encarou novamente um triste número de 17 mil mortes ocasionadas por um tremor ocorrido nos arredores de Istambul. 

No ano de 2020, outro número chama atenção. Um total de 33 mil terremotos atingiram a Turquia. Sendo que 322 deles apresentaram uma magnitude igual ou superior a 4, conforme registrado pela Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências.

O histórico

A Turquia está sobre a Placa de Anatólia, que apresenta duas falhas notórias: a oriental e a setentrional. Assim, enquanto a falha oriental se conecta com a placa africana, - principal placa tectônica do continente africano -, e também com a placa arábica, - placa tectônica continental, que abrange a península Arábica até a Turquia - a setentrional tem ligação com a placa Euro-Asiática, que atravessa o território no qual a Turquia está localizada.

No caso de movimentação das placas africana e arábica, o território que engloba a Turquia fica quase que 'espremido', conforme repercutido pelo portal de notícias UOL. Com isso é mente, é necessário relembrar que os grandes desastres do tipo ocorrido nos últimos anos ocorreram na chamada Falha Setentrional da Anatólia. 

Os tremores são resultados principalmente pelo movimento registrado através da placa arábica contra a placa Euro-Asiática, que acaba por pressionar uma 'pequena' placa na qual a Turquia está localizada no sentido oeste.